Previdência Social Entenda
Entenda como vai funcionar a renegociação de dívidas do Fies
Entenda como vai funcionar a renegociação de dívidas do Fies
07/11/2023 08h42 Atualizada há 11 meses
Por: Redação
Imagem: logo fies

Cerca de 1,2 milhão de estudantes ou graduados que se encontram com pendências no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm agora a oportunidade de renegociar suas dívidas a partir de hoje, terça-feira, dia 7 de novembro, com descontos que podem chegar a até 99%. Essa iniciativa, anunciada na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi oficialmente publicada na segunda-feira, dia 6 de novembro, por meio de uma edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Leia também: Dívida Com O FIES: 100% De Desconto

Os devedores terão a chance de renegociar seus débitos em condições especiais, através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Para fazer a renegociação, o devedor deve entrar em contato com a agência bancária responsável pelo financiamento.

É importante destacar que não apenas os indivíduos que estão em atraso com os pagamentos podem aproveitar essa oportunidade. Qualquer cidadão, mesmo que esteja em dia com suas parcelas, terá o direito de refinanciar o Fies em termos vantajosos.

Leia também: Fim Das Faculdades; 106 Profissões Não Vão Mais Precisar De Diploma

Entretanto, os maiores descontos serão oferecidos aos estudantes que assinaram contratos até o final de 2017 e possuem dívidas em atraso até 30 de junho deste ano. Para esses casos, haverá uma renegociação especial seguindo o modelo das transações tributárias, um tipo de parcelamento especial que envolve a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Os estudantes elegíveis para a transação foram divididos em três categorias:

Para aqueles com débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023, os benefícios incluem:

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, poderão desfrutar das seguintes vantagens:

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que não estejam no CadÚnico ou que não tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, poderão obter as seguintes vantagens: