Previdência Social Enem
Enem 2023: o que o candidato deve saber!
Enem 2023: o que o candidato deve saber!
01/11/2023 12h44 Atualizada há 11 meses
Por: Redação
Imagem: Freepik / editado por Jornal Contábil

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) ocorre neste fim de semana e no próximo, e os estudantes que vão fazer as provas estão ansiosos. Além de estar com os estudos em dia, é bom ficar atento desde agora aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas.

O exame será em dois domingos consecutivos. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. 

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Leia também: Enem 2023: Como Acessar A Página Do Participante?

As provas

O Enem compõe-se por quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. 

Além disso, é preciso fazer uma redação de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.

O que o candidato pode levar

No dia da prova, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame. 

Assim, entre os documentos de identificação válidos estão Carteira de Identidade, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. 

Neste ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível algumas semanas antes da prova. Ele contém informações como número de inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado (se solicitado), opção pelo Enem impresso ou Enem Digital e opção de língua estrangeira. 

O que o candidato não deve levar

Antes de entrar na sala, os alunos recebem um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. O envelope deve ser mantido embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados.

Dessa forma, será eliminado o participante que portar itens fora do envelope porta-objetos, como óculos escuros, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógio de qualquer tipo, fones de ouvido e quaisquer dispositivos eletrônicos. 

Também é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas.

Leia também: Presidente Faz Apelo A Estudantes Para Que Se Inscrevam No Enem 2023

Evite atrasos

Chegar ao local da prova com antecedência é o melhor a se fazer. Nem que o candidato fique esperando um tempo até os portões abrirem. Leve em conta que o trânsito neste dia estará mais intenso por conta do próprio Enem. Ou algum acidente pode ocorrer fazendo com que o fluxo de carros seja lento.

Por fim, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Importante também é se alimentar com coisas leves para nada atrapalhar na hora da prova.