Previdência Social Coworkings:
Coworkings: Uma tendência que ajuda na economia mensal da sua empresa
Coworkings: Uma tendência que ajuda na economia mensal da sua empresa
18/10/2023 18h54 Atualizada há 11 meses
Por: Redação
Imagem: boggy / freepik

O Coworking, é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, que disponibiliza uma estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo ou coletivo, entre equipes e até mesmo entre empresas.

É um ambiente onde você tem a oportunidade de criar, manter e aumentar o networking com pessoas de diversas áreas e estilos.

E decorrência do crescimento exagerado do custo da locação imobiliária, tanto no Brasil quanto em outros países, os coworkings despontam como uma estratégia viável e econômica para empresas.

Coworking no Brasil

Segundo o índice FipeZap, o Brasil, registrou até agora no ano de 2023, o aumento de 10% no preço médio do aluguel de escritórios comerciais em comparação ao ano de 2022.

A expectativa é que esta tendência se mantenha, influenciada por fatores como inflação, volta da demanda por espaços comerciais depois da pandemia quando muitas empresas se desfizeram dos espaços físicos, além da escassez de terrenos para novas construções especialmente em grandes cidades.

Mais do que uma alternativa financeiramente atrativa, sendo uma estratégia para uso de espaços, os coworkings oferecem uma variedade de serviços e comodidades, desde limpeza, segurança até manutenção compartilhada.

Leia também: Saiba Tudo Para Ter Um Escritório Ideal Para Sua Empresa!

Esses benefícios resultam em uma considerável economia nos gastos operacionais das empresas.

"Estamos vendo um aumento significativo na migração para espaços de coworking. Conforme os custos dos aluguéis tradicionais aumentam, as empresas buscam soluções flexíveis e eficientes. E os coworkings estão alinhados a esta demanda", observa Fernanda Mourão, CEO da Spacein.

Além do aspecto financeiro, a tendência é de que empresas procurem os coworkings como uma ferramenta para nutrir e preservar a cultura corporativa, oferecendo um ambiente de trabalho colaborativo e adaptável às novas gerações.

Pesquisas comprovam a nova tendência

Um dado relevante é o Censo Coworking Brasil 2023, da Associação Brasileira de Coworking (ABC), aponta uma mudança gradativa no perfil dos usuários de coworking, com empresas valorizando a flexibilidade, networking e acesso a serviços integrados que tais espaços proporcionam.

Leia também: Trabalho: Brasileiros Preferem Trabalhar De Carteira Assinada

Uma pesquisa recente da UFSCar sobre ambientes de coworking destaca como esses espaços podem ser estratégicos para otimizar custos operacionais de empresas, em especial para o setor de tecnologia.

Outro Estudo Global do Coworking, conduzido pelo portal Coworker e pela consultoria Coworking Resources, reitera que o crescimento desenfreado dos custos de locação imobiliária é um dos grandes propulsores do mercado de coworking.

A pesquisa prevê um robusto crescimento de 20% no setor de coworking brasileiro em 2023, impulsionado principalmente pelo aumento dos aluguéis.