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Conheça os impactos do Credit as a Service nos negócios
Conheça os impactos do Credit as a Service nos negócios
16/10/2023 14h42 Atualizada há 11 meses
Por: Redação
Imagem por @senivpetro / freepik

Na esteira de novos produtos e serviços que seguem revolucionando o mercado financeiro globalmente, o Credit as a Service (CaaS) aparece como solução completa para impulsionar a operacionalização de crédito, remodelando não apenas o setor financeiro, mas também democratizando o acesso e alavancando uma série de negócios.

Com esse avanço, o crédito não se limita mais aos grandes bancos e passa a ser oferecido por empresas de diversos setores para fomentar seu ecossistema, com o poder de gerar novas fontes de receita. Trata-se de uma tendência que vem se fortalecendo a cada dia no Brasil. Segundo o Fintech Report 2022, as empresas de crédito já representam 17,5% do mercado nacional de fintech, o que credencia o segmento como líder do setor.

Evolução

Importante destacar que todo esse movimento teve seu pontapé inicial com o BaaS (Banking as a Service), um marco na ruptura para o Open Finance. Agora, no entanto, o foco se volta ao CaaS justamente por favorecer todo o acesso ao crédito, que é a força motriz para deslanchar negócios, permitindo que empresas utilizem plataformas e serviços terceirizados para acelerar o desenvolvimento e a implantação de produtos financeiros inovadores. Isso facilita a adaptação às rápidas mudanças do mercado e possibilita uma abordagem mais ágil na criação de produtos sob medida.

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Democratização do acesso ao crédito

Diferentes organizações, que buscam financiamento para iniciar um novo empreendimento ou expandir as operações, podem recorrer a fontes mais vantajosas e ágeis do que um banco.

O crédito iFood é um exemplo disso. A maior foodtech da América Latina e líder do mercado no Brasil, que atende hoje mais de 500 mil estabelecimentos brasileiros, concede crédito para empresas parceiras, em um processo totalmente on-line, seguro e sem burocracia. Para isso, usa a reputação do restaurante, ticket médio, tempo de relacionamento, tipo de gastronomia, entre outros indicadores e, assim, consegue discriminar o montante a ser direcionado ao espaço/cliente. Algo que seria inviável com instituições financeiras tradicionais.

Agora imagine um comércio eletrônico que deseja oferecer opções de financiamento flexíveis para seus clientes. Com o CaaS, essa empresa pode facilmente integrar serviços de crédito em sua plataforma como um diferencial competitivo, permitindo que os consumidores comprem agora e paguem depois, aumentando assim as ofertas e as vendas, atraindo e fidelizando mais clientes e se consolidando como uma marca completa e confiável no mercado. Ou seja, qualquer segmento pode suprir lacunas da área, agregando valor ao seu público.

Abordagem holística: justa, inclusiva e personalizada

CaaS aindaestá desafiando o paradigma tradicional de crédito, que muitas vezes se baseia apenas em históricos e obtenção de capital. Com a disponibilidade de mais dados e algoritmos avançados, o Credit as a Service permite avaliar o risco de maneira mais holística, levando em consideração fatores como capacidade de pagamento, histórico de transações e até mesmo dados comportamentais. Isso significa que mais pessoas e empresas, incluindo aquelas sem histórico de crédito tradicional, podem ter acesso a recursos de maneira justa, inclusiva e personalizada.

Ao eliminar barreiras e introduzir flexibilidade no sistema financeiro, o CaaS não impulsiona apenas diferentes negócios, como também todo um cenário mais dinâmico e democrático. Como a tendência continua a progredir, podemos esperar transformações ainda maiores no setor financeiro e aumento significativo de boas oportunidades para empreendedores Brasil (e mundo) afora.

Por Caio Ribeiro, vice-presidente de negócios da Mova

Fundada em 2018, a Mova é a primeira SEP autorizada pelo Banco Central do Brasil.