Previdência Social 37
37 motivos que reprovam no exame de direção da CNH
37 motivos que reprovam no exame de direção da CNH
02/10/2023 09h41 Atualizada há 12 meses
Por: Redação
Imagem por @freepik / freepik / Divulgaçao - Contran / editado por Jornal Contábil

A jornada para a obtenção da primeira carteira de motorista é, sem dúvida, repleta de expectativas e ansiedades, sendo o exame prático de direção o ápice desse turbilhão de emoções. Este teste, dotado de rigor e precisão, consiste numa avaliação cristalina e objetiva, solicitando do candidato apenas a demonstração prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos durante as aulas teóricas e práticas.

Mas, se é uma avaliação clara e direta, o que poderia explicar as numerosas reprovações que ocorrem? A tensão, o temor e a inquietação emergem como protagonistas, constituindo barreiras muitas vezes intransponíveis para os futuros motoristas. No artigo de hoje, vamos desvendar todos os elementos e nuances que, infelizmente, conduzem tantos aspirantes a motoristas ao cenário de falha no temido exame de direção.

Divisão da prova de direção

Antes de se submeter ao teste, é fundamental compreender a sua mecânica. A avaliação prática de condução se fragmenta em dois momentos distintos: a manobra de estacionar e a circulação em vias públicas.

O examinador instrui o candidato sobre as atividades a serem executadas, tal como acomodar o veículo em espaços determinados por balizas, tarefa esta que o candidato dispõe de até três tentativas para finalizar com sucesso.

Há um limite temporal estabelecido para a execução da baliza, a fase inicial do exame, variando conforme a categoria do veículo almejada:

Na subsequente fase da prova, o aspirante a condutor é avaliado em condições reais de trânsito, tendo suas habilidades examinadas em aspectos como atenção a placas e sinais de trânsito, bem como seu comportamento e condução de forma ampla.

Leia também | Governo Pode Implementar Nova CNH Exclusiva Para SUVs

Motivos que reprovam exame de direção

Para obter a aprovação na prova de direção, o estudante DEVERÁ evitar a incidência de FALTAS ELIMINATÓRIAS e NÃO PODERÁ acumular mais de três (3) pontos negativos, os quais são computados da seguinte forma:

Faltas eliminatórias

Faltas graves

Faltas médias

Faltas leves