Previdência Social Atividade-meio
Atividade-meio e Atividade-fim: Qual a diferença?
Atividade-meio e Atividade-fim: Qual a diferença?
25/09/2023 16h57 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Imagem: freepik

Em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e complexo, é crucial compreender os conceitos fundamentais que moldam a identidade e as operações de uma organização.

Dois desses conceitos, "atividade-meio" e "atividade-fim", são frequentemente usados para distinguir o núcleo das operações empresariais das funções de apoio.

Nesta matéria, vamos explorar o que realmente diferencia essas duas esferas, e por que elas são vitais para o sucesso e a sustentabilidade das empresas modernas.

O que é atividade-meio e atividade-fim?

Estes conceitos, atividade-meio e atividade-fim, delineiam a distinção entre as operações centrais de uma empresa e suas funções cotidianas.

Eles representam as tarefas executadas internamente pela empresa, como será explicado mais adiante.

Atividade-meio

A atividade-meio é uma função que não está diretamente relacionada à produção final da empresa, mas contribui de forma geral para suas operações.

Um exemplo disso é o departamento de limpeza em uma empresa automotiva. Embora seja necessário ter colaboradores para manter a limpeza, essa função não guarda nenhuma relação com o produto final da empresa.

Atividade-fim

A atividade-fim representa a essência da empresa, ou seja, o que ela produz e realiza como sua principal atividade, conforme estabelecido em seu contrato social.

Para exemplificar, uma empresa automotiva, mencionada anteriormente, tem a produção de veículos como seu produto final, portanto, essa é sua atividade-fim.

Leia Também: Qual É A Duração Máxima De Um Contrato De Experiência CLT?

Qual a diferença entre atividade-meio e atividade-fim?

A diferença entre atividade-meio e atividade-fim reside no escopo delineado pelo contrato social da empresa.

A atividade-fim está centrada na produção e é considerada a atividade central da empresa. Portanto, os funcionários contratados para essa área precisam ter um profundo entendimento do que a empresa faz e como podem contribuir para seu sucesso, passando por treinamentos e se familiarizando com os detalhes da organização.

Por outro lado, a atividade-meio diz respeito a outras funções que, embora importantes, não estão diretamente relacionadas ao cerne das operações da empresa.

Consequentemente, os funcionários que desempenham funções de atividade-meio, como os faxineiros, não precisam ter um conhecimento detalhado das operações centrais da empresa, mas ainda assim estão cumprindo suas obrigações de acordo com seu contrato de trabalho.