22°C 37°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

7 sinais de que seu terapeuta é antiético

7 sinais de que seu terapeuta é antiético

22/08/2023 às 18h26 Atualizada em 22/08/2023 às 21h26
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: freepik / freepik
Imagem: freepik / freepik
Imagem: prostooleh / freepik

27 de agosto é o Dia Nacional do Psicólogo, data de publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia como ciência e profissão no Brasil, prestigiando mais de 440 mil profissionais de Psicologia em todo o país, cujo trabalho nunca foi tão importante como atualmente.

Um levantamento realizado pela Conexa, ecossistema digital de saúde da América Latina, identificou um aumento de 35,4% nos atendimentos de telepsicologia na plataforma da healthtech no primeiro semestre de 2023 em comparação com igual período de 2022.

Foram, no total, 989.459 atendimentos de janeiro a junho deste ano ante 730.040 nos primeiros seis meses de 2022. 

Segundo Monica Machado, psicóloga, fundadora da Clínica Ame. C, pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein e apresentadora do podcast Ame.Cast;

“Muitas pessoas continuam no processo de enfrentamento dos estragos que a pandemia gerou na saúde mental, buscando retomar a normalidade de suas vidas”.

Caso você já tenha iniciado a terapia, fique de olho nestas 7 condutas que um psicólogo jamais deve praticar, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo:

Leia também: Como O Vício Em Tecnologia Afeta A Saúde Mental?

Ultrapassa o limite da relação paciente/pessoa:

Segundo Monica Machado, é normal que os psicólogos procurem estabelecer uma relação empática com os pacientes, até porque este é um dos pilares da terapia.

Atende casos que não são de sua especialidade:

Na psicologia, há uma série de transtornos completamente distintos. É impossível ser um especialista em todos ou se manter atualizado com os avanços de todas as terapias.

Desrespeita crenças e valores do paciente:

Um bom terapeuta deve conseguir entrar em sintonia com suas crenças e valores, embora possa não concordar com eles em sua vida pessoal.

 "Em alguns casos, o profissional poderá te ajudar a sair da sua zona de conforto e questionar certas ideias, mas nunca confrontar suas crenças e seus valores. Os objetivos da terapia e o caminho a seguir se negociam com o paciente, não são impostos pelo terapeuta".

Não responde às suas perguntas:

Como norma, os psicólogos não dão conselhos ou respostas prontas.

Ao contrário. "O objetivo é que o profissional faça perguntas para que, nas respostas, o próprio paciente desenvolva autoconhecimento e autonomia, enxergando melhor a origem de seus problemas e aprendendo a lidar com eles", explica Monica Machado.

Entretanto, isso não significa que a terapia tenha que ser um interrogatório.

De forma estratégica, o psicólogo pode (e deve) responder determinadas perguntas que auxiliem o paciente a clarificar seus pensamentos.

"A orientação também faz parte da terapia. Portanto, o paciente não é o único que deve falar".

Fala muito sobre si:

Em alguns casos, visando gerar certa cumplicidade, o psicólogo pode compartilhar informações pessoais sobre sua vida pessoal.

No entanto, isso não deve se transformar em uma rotina na terapia.

Quando um terapeuta fala demasiado sobre si, corre o risco de que o paciente imite suas soluções, pensando serem as mais adequadas.

Leia também: Comissão Aceita Regulamentação Da Profissão De Terapeuta Ocupacional

Julga ou critica o paciente:

Um dos pilares fundamentais de toda psicoterapia é nunca julgar e criticar, mas aceitar o paciente.

"Contudo, nem todos os terapeutas sabem dominar seus sentimentos, e o expressam por meio de palavras ou pequenos gestos que denotam que não compartilham determinado ponto de vista. Se cada vez que vai à consulta você se sente julgado e criticado, talvez seja melhor pensar em outro psicólogo".

 A terapia nunca termina:

Às vezes, a terapia se estende mais do que o planejado, mas um psicólogo com experiência pode estimar quantas sessões serão necessárias, a depender do caso.

Segundo Monica Machado, cabe a ele elaborar um trabalho eficaz e individualizado, que tenha começo, meio e fim.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários