Previdência Social Teste
Teste da semana de trabalho de 4 dias: inscrições até dia 31!!
Teste da semana de trabalho de 4 dias: inscrições até dia 31!!
10/08/2023 14h27 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Imagem: user21084936 / freepik

Um novo modelo de jornada de trabalho semanal, de quatro dias de trabalho, vai começar a passar por testes em alguns países, inclusive aqui no Brasil. A nova jornada de trabalho dá ao funcionário uma folga durante a semana.

O experimento tem como prazo ocorrer entre  setembro e dezembro deste ano. A iniciativa resulta de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz teses globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira Reconnect Happiness at Work, uma empresa especializada em serviços voltados à felicidade corporativa e liderança positiva.

O modelo a ser implementado nas participantes será do tipo 100-80-100: ou seja, 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. 

Leia também: Jornada De Trabalho: Quais Os Tipos E Quais As Regras Que Estão Na…

Como participar dos testes 

Dessa forma, se você ficou interessado em testar a jornada de 4 dias em sua empresa é muito fácil participar. O programa é voluntário e basta preencher um formulário e se cadastrar até 31 de agosto por aqui.

Para participar há um custo que varia de acordo com o modelo a se aplicar na empresa.

Em setembro, as empresas serão preparadas com a metodologia do estudo. O piloto será implementado de novembro de 2023 a maio de 2024.

imagem por @lifestock / freepik

Benefícios desse modelo de trabalho para as empresas

Reduzir em um dia a carga de trabalho pode gerar grandes ganhos para as empresas e até mesmo para a sociedade. Vejamos:

Empresas que adotaram o fim de semana de três dias afirmam que a produtividade não sofreu impacto negativo pela mudança. Grande parte das companhias notou, inclusive, aumento na produção.

A falta de pontualidade sempre foi um desafio para os empreendimentos, contudo, ao dar um dia útil para os colaboradores folgarem, as empresas registraram queda nas faltas. 

Isso faz sentido, pois consultas médicas podem marcar para esses dias, por exemplo, melhorando a gestão do tempo dos colaboradores.

Leia também: Jornada De Trabalho12×36: Entenda Como Ela Funciona

Atrair bons talentos para as companhias nem sempre é fácil, principalmente em categorias que estão sendo altamente disputadas. Nem todas as pessoas escolhem um emprego pelo salário, e muitos profissionais pesam o impacto que aquele emprego terá na qualidade de vida deles.

Nesse sentido, oferecer um dia a mais para o descanso se mostrou uma boa ideia. 

A Síndrome de Burnout é uma doença causada pelo excesso de atividades realizadas. Normalmente associada ao trabalho excessivo, essa enfermidade costuma atingir trabalhadores que não respeitam o tempo de descanso necessário.

Esse excesso cobra um preço do funcionário que, exausto, não consegue mais desempenhar suas atividades, tendo que se afastar de suas funções. No Brasil, um em cada cinco trabalhadores desenvolve a doença. 

Prezar pela saúde mental dos colaboradores é função de todos os empregadores. Adotar essa jornada reduzida, pode ser uma atitude em prol de uma saúde melhor.