Previdência Social INSS
INSS vai pagar dinheiro extra para grupo de segurados, são mais de 109.000 beneficiários
INSS vai pagar dinheiro extra para grupo de segurados, são mais de 109.000 beneficiários
26/07/2023 13h18 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Imagem: edsondesouzanascimento / rhjphotoandilustration / freepik / editado por Jornal Contábil

O Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou uma liberação significativa para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que obtiveram a concessão ou revisão do benefício através de processos judiciais. Nesse momento, estão sendo disponibilizados a esses beneficiários o equivalente a R$ 1,8 bilhão em valores atrasados.

Imagem: gustavomellossa / freepik

Essa quantia será destinada para quitar as Requisições de Pequeno Valor (RPVs) relacionadas a diversos benefícios, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e BCP. As RPVs englobam processos que estejam dentro do limite de até 60 salários mínimos, totalizando 84.091 processos com 109.403 beneficiários.

Para ser considerado um beneficiário, é necessário que o segurado tenha obtido sucesso em sua ação judicial sem a possibilidade de recursos. As ordens de pagamento precisam ter sido emitidas pelos juízes até o mês de junho de 2023. A fim de verificar se terão direito ao pagamento desses valores atrasados, os aposentados devem consultar o site do Tribunal Regional Federal da sua região.

Os valores estão sendo liberados aos Tribunais Regionais Federais responsáveis pelos processos nas regiões onde os segurados entraram com ações contra o INSS. De acordo com o órgão, os repasses já foram efetuados, e o processamento das informações já está em andamento. A expectativa é de que o processo seja finalizado até o início da próxima semana, com a abertura das contas, atualização do sistema e comunicação aos juízos.

Ao realizar a consulta, o aposentado deverá fornecer o número do CPF ou o número da OAB do advogado responsável pelo processo. Para saber o valor depositado pela Justiça, é necessário acessar a aba “Valor inscrito na proposta”. É importante ressaltar que o montante poderá ter correções, dependendo da data do pagamento efetuado.