20°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Junho de 2023 foi o mês mais quente já registrado na História

Junho de 2023 foi o mês mais quente já registrado na História

06/07/2023 às 17h42 Atualizada em 06/07/2023 às 20h42
Por: Redação
Compartilhe:
Termometro, calor, temperatura. Imagem Freepik
Termometro, calor, temperatura. Imagem Freepik

De acordo com informações do Copernicus Climate Change Service, apoiado pela União Europeia (UE), o último mês de junho foi o mais quente já registrado em todo o mundo em termos de temperatura do mar e do ar.

O relatório do Copernicus revelou que junho de 2023 foi o mês mais quente globalmente, com uma média de pouco mais de 0,5°C acima da média de 1991-2020. Esse valor superou o recorde anterior de junho de 2019 por uma margem substancial.

Leia também: ALERTA 2023-2027: ONU Prevê O Período Mais Quente Da História

Para chegar a essa conclusão, o Copernicus utiliza análises computacionais que consideram bilhões de dados provenientes de satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas em todo o mundo.

A Europa foi uma das regiões que registrou temperaturas recordes durante o mês de junho, enquanto partes da América do Norte, Ásia e Leste da Austrália também experimentaram temperaturas significativamente mais altas do que o normal para essa época do ano.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A partir de hoje (17) estão liberadas as práticas de esportes coletivos como vôlei, futevôlei, beach tennis e futebol nas praias do Rio de Janeiro. / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Além disso, a temperatura do mar atingiu um novo recorde em junho, impulsionada por mudanças de longo prazo e, em parte, pelo fenômeno climático natural El Niño, que influencia a formação de ciclones tropicais no Pacífico e aumenta a ocorrência de chuvas.

O relatório também destacou que foram registradas anomalias de temperatura da superfície do mar excepcionalmente altas no Atlântico Norte, resultando em ondas de calor marinho extremas na Irlanda, no Reino Unido e no Mar Báltico.

Leia também: Saiba Como Amenizar A Sensação De Calor Dos Bebês Sem Impactar Na Saúde

No que diz respeito ao gelo do mar antártico, o Copernicus relatou que atingiu a menor extensão desde o início das observações por satélite, registrando uma redução de 17% em relação à média. Esse valor quebrou o recorde anterior de junho.

Esses dados ressaltam a importância contínua do monitoramento do clima global e a necessidade de ações efetivas para lidar com as mudanças climáticas e seus impactos, visando a sustentabilidade e a proteção do nosso planeta.

Por: Gabriel Dau

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários