20°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade
Anúncio

Fibromialgia: Dores podem ser mais severas durante o inverno

Fibromialgia: Dores podem ser mais severas durante o inverno

06/07/2023 às 10h57 Atualizada em 06/07/2023 às 13h57
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: kitzcorner / freepik
Imagem: kitzcorner / freepik

A fibromialgia é uma doença reumatológica que causa dores generalizadas, principalmente dores musculares, além de apresentar sintomas de cansaço, fadiga, depressão e ansiedade.

Algumas partes do corpo que podem ser acometidos por essa doença são: cervical, tórax, abdome, dorso, lombar, mandíbula, ombro, braço, coxa e perna. Fatores climáticos podem intensificar as dores nessas regiões. Portadores da fibromialgia relatam a dificuldade de saber quando foi que as dores começaram, pois, “a dor começa bem leve e vai aumentando conforme o passar dos dias, sendo elas nos ossos, mais precisamente nas articulações” explica a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.

Leia também: Fibromialgia E O INSS: A Doença Pode Aposentar Por Invalidez?

É essencial que ao sentir dores persistentes o médico seja procurado, para realizar exames físicos que detalham o diagnóstico e o tratamento correto a ser seguido, pois esta doença não tem cura, mas também não leva à morte. Segundo a especialista, o tratamento inclui medicamentos, atividades físicas e massagens.

Leia também: 3 Direitos Previdenciários De Quem Sofre Com Fibromialgia

Para diminuir as dores em tempos gelados como nessa época do ano é necessário realizar uma boa rotina e intensificar alguns cuidados. “Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos, mantenha o peso controlado e evite o sobrepeso, reduza o estresse, procure posições confortáveis para se sentar e deitar, mantenha o ambiente com uma temperatura agradável e use os medicamentos indicados pelo o seu médico” ressalta a Cláudia G. Schainberg.

Por Dra. Cláudia G. Schainberg, com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários