Previdência Social Volkswagen
Volkswagen suspende produção de automóveis no Brasil
Volkswagen suspende produção de automóveis no Brasil
28/06/2023 11h32 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen comunicou na última terça-feira (27) que, apesar dos incentivos governamentais destinados a impulsionar as vendas de automóveis, optou por interromper temporariamente a produção em suas fábricas no Brasil.

A empresa suspendeu as atividades em suas unidades localizadas em São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP), devido à "estagnação do mercado", conforme mencionado pela montadora alemã.

Leia também: Comissão Discute Redução Da Velocidade Dos Automóveis Nas Cidades Para Segurança De Ciclistas

A decisão foi tomada alguns dias após a implementação do programa do governo federal, que tinha como objetivo incentivar o setor automobilístico por meio de descontos de até R$ 120 mil em veículos.

A fábrica de São José dos Pinhais suspendeu os dois turnos de produção. O primeiro turno entrou em layoff e tem previsão de retomar as atividades em até cinco meses. Já o segundo turno foi interrompido na segunda-feira (26) e permanecerá parado até a próxima sexta-feira (30). Nessa unidade paranaense, são produzidos o T-Cross e o Audi Q3.

Foto: Divulgação/Volkswagen

Em Taubaté, os dois turnos responsáveis pela produção do Polo Track foram suspensos nesta semana. Essa fábrica localizada no interior de São Paulo também era responsável pela fabricação do Gol e Voyage, que foram descontinuados no início de 2023.

Leia também: Registro De Automóveis Será Exigido Aos Proprietários, Em Breve

Por fim, a fábrica de São Bernardo do Campo entrará em regime de férias coletivas de dez dias a partir de 10 de julho. Durante esse período, a produção dos modelos Virtus, Polo, Nivus e Saveiro será interrompida. A medida afeta os dois turnos de trabalho na unidade.

Conforme informado pela empresa, "todas as medidas de flexibilização estão estabelecidas em um Acordo Coletivo firmado entre o sindicato e os colaboradores da Volkswagen".

Por: Gabriel Dau