Previdência Social Veja
Veja 8 profissões que deixaram de existir com o avanço da tecnologia
Veja 8 profissões que deixaram de existir com o avanço da tecnologia
29/05/2023 12h44 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Reprodução

Você já parou para pensar no fato de algumas profissões não existirem mais? O leiteiro que passava bem cedo nas casas ficou só na memória, o barulho das máquinas de escrever nos escritórios e redações de jornais também foram substituídos e a telefonista que fazia a ponte para as chamadas internacionais? Coisa de filme antigo e olhe lá!

Esse é um processo natural, já que a sociedade muda, e o mundo acompanha essa evolução.

Agora, vamos falar a verdade: com toda a transformação digital das últimas décadas, extremamente acelerada nos últimos anos, só ficou de fora do mercado de trabalho quem não se atualizou.

Só por curiosidade, separamos algumas profissões antigas que se extinguiram com o avanço da tecnologia.

8 Profissões que deixaram de existir

Você já ouviu falar de algumas dessas profissões? De repente, em filmes antigos é possível encontrar essas relíquias.

Imagem: reprodução / facebook

1 -  Telefonista

Depois que o telefone foi inventado, em 1876, o mundo nunca mais foi o mesmo. No início, porém, a pessoa não conseguia ligar diretamente para outro aparelho. Para isso era preciso contar com a ajuda de alguém que realizasse essa conexão. Dessa forma, surgiu o telefonista. 

Aliás, essa era uma função operada sobretudo por mulheres, já que acreditavam que elas eram mais simpáticas. Por incrível que pareça, essa profissão existiu no Brasil até a década de 1980. Hoje não existe mais.

2 - Leiteiro

Essa profissão é comum ver nos filmes preto e branco: o entregador de leite.  Ele passava bem cedinho nas casas para abastecer as família. 

Era um costume, inclusive, que cada residência deixasse um vasilhame do lado de fora, à espera do leiteiro. Atualmente, o leite que se compra facilmente nos mercados e mantido fresquinho na geladeira.

3 - Lanterninha de cinema

Sim! Antigamente era assim! Em seu formato inicial, existia um profissional que auxiliava as pessoas a encontrarem seus lugares devido à sala escura. O famoso lanterninha também funcionava como um fiscal, evitando barulho e tumulto durante o filme. Bons tempos!

4 - Arquivista

A internet e as novas tecnologias geraram um volume imenso de dados, fazendo com que as empresas começassem a adotar estratégias inovadoras de gestão, com uso da Inteligência Artificial. 

Assim, os documentos e demais informações hoje são todos digitalizados, armazenados e compartilhados em nuvem, sem a necessidade de um arquivista. Este ficava responsável por manter toda a papelada em ordem.

5 - Arrumador de pinos de boliche

Dava trabalho, mas, antes da introdução das máquinas nesse processo, os pinos de boliche organizavam-se de forma manual, por pessoas contratadas unicamente para isso. 

Essa foi uma das profissões que desapareceram graças à automação.

Imagem: rawpixel.com / freepik

6 - Datilógrafo

Uma das profissões que foram extintas com o avanço da tecnologia é a de datilógrafo. A função consistia em redigir textos rapidamente em uma máquina de escrever no âmbito de empresas e repartições públicas. 

Com o advento dos computadores pessoais nos anos de 1980, o datilógrafo logo deixou de existir.

Leia também: Portugal Em Destaque: Profissões Com Alta Demanda No País

7 - Ator e atriz de rádio

As estrelas do cinema e da televisão antes eram conhecidas apenas pela sua voz, na era do rádio. Eram pessoas que interpretavam personagens em radionovelas, as antecessoras da nossa teledramaturgia. 

Depois que a TV surgiu, alguns desses artistas migraram para as telinhas, e o rádio passou a desempenhar outros papéis na sociedade.

8 - Acendedor de poste

Acredite ou não, mas, antes da energia elétrica, a iluminação urbana dava-se por meio de fogo, velas, lampiões e querosene. Assim que a luz do sol ia se pondo, surgiam os acendedores de poste, encarregados de iluminar as ruas à noite e apagar todos os pontos no início da manhã. 

Aqui no Brasil, o fim dessa profissão se deu nos últimos anos do século XIX, quando as primeiras luzes elétricas surgiram, inicialmente, no Rio de Janeiro.

Conclusão

E então? Você conhecia todas essas profissões? Conforme a tecnologia vai se aprimorando, mais profissões ficarão obsoletas. Adaptar-se é preciso!