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Marisa anuncia o fechamento de 91 lojas
Marisa anuncia o fechamento de 91 lojas
18/05/2023 10h06 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Imagem: freepik / logo marisa / editado por Jornal Contábil

A Marisa revelou sua intenção de encerrar a operação de 91 de suas lojas, como parte de um plano voltado para recuperar a geração de caixa e a rentabilidade da empresa.

De acordo com a administração, essas unidades estão apresentando resultados financeiros negativos.

Segundo uma comunicação enviada aos acionistas, a empresa relatou que 25 lojas foram encerradas entre março e abril, enquanto outras 26 estão programadas para fechar ao longo de maio.

Além disso, a Marisa informou que conseguiu renegociar as dívidas com cerca de 90% de seus fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis.

O balanço do primeiro trimestre revelou que a varejista possui uma dívida líquida em torno de R$ 461 milhões.

A empresa destacou diversos fatores como justificativa para as medidas de recuperação, incluindo um cenário macroeconômico desfavorável, a presença de importações ilegais sem a devida tributação e as altas taxas de juros.

No comunicado assinado por João Pinheiro Nogueira Batista, diretor-presidente da Marisa, foi mencionado o acompanhamento das iniciativas do governo federal para o setor de varejo no Brasil.

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O objetivo dessas iniciativas é combater a concorrência desleal e restabelecer a igualdade tributária.

No primeiro trimestre de 2023, a empresa registrou resultados positivos em sua operação de varejo, com um crescimento de 1,3% na receita líquida em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 440,5 milhões.

A Marisa destacou um desempenho mais favorável nas vendas realizadas em suas lojas físicas, com um crescimento de 5% na receita, mesmo após o fechamento de 14 lojas entre dezembro de 2022 e março de 2023.

Por outro lado, a varejista enfrentou uma queda significativa de 32,5% na receita proveniente das vendas realizadas por meio do canal digital, com uma receita bruta de R$ 43,1 milhões no período de janeiro a março deste ano, em comparação com os R$ 63,8 milhões do primeiro trimestre de 2022.

Esses resultados levaram a um prejuízo líquido de R$ 148,9 milhões, representando um aumento de 64,2% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.