Previdência Social Inimigos
Inimigos da dieta: 5 alimentos que aumentam a fome 
Inimigos da dieta: 5 alimentos que aumentam a fome 
16/05/2023 14h54 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Reprodução

Quando buscamos emagrecer ou perder peso, é importante considerar não apenas a quantidade de alimentos que ingerimos em um dia, mas também a saciedade que eles proporcionam. Alguns alimentos podem ser altamente calóricos, mas geram pouca sensação de saciedade, fazendo com que a fome retorne rapidamente.

Portanto, a ideia é apostar alimentos com alta qualidade nutricional, o que ajudará no controle das calorias que serão ingeridas. Lembrando que para que ocorra a perda de peso, é necessário criar um déficit calórico,  que se desdobra quando o consumo de calorias é menor do que o gasto energético do organismo. 

Para lhe ajudar na escolha dos alimentos, elencamos aqui quais devem ser preferidos pelos que querem perder peso, e quais devem ser evitados pelos mesmos, segundo informações de especialistas na área de nutrição. 

Alimentos que aumentam a saciedade e auxiliam na perda de peso

Em sua página online, a nutricionista Adriana Lauffer, especialista em nutrição comportamental e gastroenterologia, sugere alguns alimentos que podem proporcionar uma maior saciedade, o que evita o consumo excessivo de calorias no decorrer do dia, consequentemente auxiliando no processo de emagrecimento. 

Confira alguns dos alimentos elencados pela especialista:

Lembrando que a alimentação saudável e equilibrada deve ser composta por uma variedade de alimentos nutritivos e adaptada às necessidades individuais. Consultar um profissional nutricionista pode fornecer orientações personalizadas para alcançar os objetivos de emagrecimento de forma adequada e segura.

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil / CP Memória

Evite-os: Alimentos que aumentam a fome 

Para aqueles que desejam perder peso, é bom evitar aqueles alimentos que geram pouca saciedade, ou seja, fazem o efeito inverso daqueles listados anteriormente. As recomendações são do nutricionista Isaac Nunes, divulgados pelo portal Metrópoles.