Previdência Social Semana
Semana de trabalho de 4 dias será testada no Brasil; descubra como será
Semana de trabalho de 4 dias será testada no Brasil; descubra como será
12/05/2023 12h46 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Imagem por @rawpixel.com / freepik

No decorrer dos meses entre julho e dezembro de 2023, o Brasil passará por um experimento que testa a jornada de trabalho semanal de 4 dias. A experiência trata-se de uma iniciativa provinda da 4 Day Week, organização sem fins lucrativos que estuda impactos da carga horária reduzida, em parceria com a Reconnect, empresa brasileira especializada em felicidade corporativa.

A hipótese da pesquisa está voltada para a estratégia que envolve o aumento da produtividade, na mesma medida que promove benefícios para os trabalhadores e suas famílias, tendo como objetivo contradizer a crença de que a produtividade é proporcional ao número de horas trabalhadas. 

"É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para toda a sociedade. As empresas que adotaram a semana de trabalho de 32 horas percebem maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde e felicidade dos colaboradores", explica Renata Rivetti, diretora da Reconnect e especialista em felicidade corporativa. 

A organização global 4 Day Week iniciou um movimento de apoio a empresas e organizações sem fins lucrativos que buscam experimentar uma semana de trabalho reduzida para 4 dias e 32 horas sem perda salarial. Essa iniciativa já alcançou diversos países, incluindo Bélgica, Reino Unido e Islândia, sendo os Emirados Árabes Unidos os primeiros a adotar essa modalidade de trabalho.

imagem por @lifestock / freepik

Como funcionará o experimento

A metodologia utilizada no teste foi elaborada pela universidade Boston College, instituição que já cuida das pesquisas antes mesmo do início do experimento. O método intitulado de 100-80-100, consiste no pagamento de 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. No teste, pretende-se medir indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade.

Como dito, a pesquisa já obteve dados em diferentes nações do globo. No Reino Unido, por exemplo, cerca de 60 empresas participaram da iniciativa. Por lá, as empresas escolheram entre uma jornada de 8 horas diárias durante quatro dias ou 32 horas semanais divididas em cinco dia. Após o teste, 92% das companhias que integraram o experimento decidiram por manter o novo formato. 

No Brasil, os testes estão programados para começar no próximo mês de julho, e serão encerrados em dezembro deste ano. Empresas interessadas em participar podem realizar a inscrição, preenchendo o formulário no site da plataforma da 4 Day Week.

Para as companhias participantes, a Reconnect disponibilizará maiores informações sobre o programa.