Previdência Social Lesa
Lesa Pátria: PF busca identificar financiadores de atos golpistas
Lesa Pátria: PF busca identificar financiadores de atos golpistas
11/05/2023 11h18 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Adriano Machado / Direitos Reservados / Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (11) a 11ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

Leia também: Supremo Tribunal Federal Julga Mais 250 Denunciados Por Atos Golpistas

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Foi determinado também o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.

Foto: Joedson Alves / Agência Brasil

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ago crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, destacou a PF em nota.

Leia também: Lesa Pátria: PF Cumpre 22 Mandados Em Endereços De Golpistas Nesta Quinta

Ainda de acordo com a corporação, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Original de Agência Brasil