Previdência Social Prazo
Prazo para tentar receber restituição no 1º lote termina hoje
Prazo para tentar receber restituição no 1º lote termina hoje
10/05/2023 13h08 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

Termina nesta quarta-feira (10), o prazo para o contribuinte tentar receber a restituição. Existe uma grande chance de você receber se a declaração do Imposto de Renda for entregue até hoje. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, data limite para entrega do IR.

Os grupos prioritários devem enviar a sua declaração hoje para ter chances de receber no primeiro lote de restituição. A Receita Federal paga primeiro aos idosos e em seguida outros grupos de prioridade.

Os contribuintes com prioridade são idosos a partir de 80 anos; idosos com 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e aqueles em que a maior fonte de renda seja o magistério.

Os outros lotes de restituição serão pagos nos seguintes dias:

Imposto a pagar

Se você ainda tem imposto a pagar também deve enviar sua declaração até hoje, dia 10, caso tenha optado pelo débito automático da primeira cota ou cota única com vencimento no dia 31 de maio.

Leia Também: Governo Quer Acabar Com A Antecipação Do Saque-Aniversário

Restituição via PIX

O cidadão vai poder optar por receber a restituição via PIX ou também poderá usar a declaração pré-preenchida para receber o valor mais rápido. Lembrando que será necessário ser respeitado as prioridades legais. 

Caso você escolha o PIX, deve lembrar que a chave deve ser do tipo Cadastro de Pessoas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

A restituição do Imposto de Renda acontece quando o contribuinte paga um valor a mais no ano anterior. Neste caso, ele terá direito a devolução do valor. 

Os valores serão devolvidos aos contribuintes que declararam o imposto no ano anterior e pagaram uma quantia maior que o valor devido. 

O valor será pago pela Receita Federal à vista ou em parcelas durante a vigência do calendário de restituição. Esse calendário é dividido em lotes e cada contribuinte receberá o dinheiro em um determinado lote. 

O cálculo da restituição depende de uma série de fatores, incluindo o montante de gastos, o valor do imposto retido na fonte e o modelo de tributação. Caberá a Receita Federal analisar cada caso.

A Receita Federal não costuma revelar em que lote o contribuinte receberá a restituição. O cidadão terá que verificar no site da Receita ou aplicativo as datas de pagamento. Neste caso, a verificação deve ser feita no período próximo ao pagamento.

Os pagamentos são feitos seguindo uma ordem. É justamente essa ordem em que você vai saber quando irá receber os valores pagos pela Receita Federal, lembrando que quanto mais cedo o contribuinte declarar o Imposto de Renda, mais cedo receberá a restituição, caso tenha valores a receber.