Previdência Social FGTS:
FGTS: Governo Lula vai liberar o saque extraordinário em 2023?
FGTS: Governo Lula vai liberar o saque extraordinário em 2023?
05/05/2023 17h24 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Reprodução

O Saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi uma medida do ex-presidente Jair Bolsonaro para combater os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia do país.

Muitos brasileiros estão na esperança que o atual governo também libere o saque extraordinário. 

No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), jogou um balde de água fria em quem deseja o dinheiro extra. Para o governo atual, a economia está se recuperando, por isso, não vê a necessidade de liberar uma rodada de pagamento do saque extraordinário do FGTS. 

Situações em que o trabalhador pode sacar o dinheiro

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O trabalhador com carteira assinada tem direito de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, a lei determina em que situações isso pode ocorrer. 

A maioria das pessoas acredita que o FGTS só pode ser sacado em casos de demissão sem justa causa, no entanto, existem outras situações que permitem a retirada do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Quem tem direito ao FGTS?

Leia Também: Regimes Tributários: Não Cumulativo, Cumulativo E Incidências

Como sacar o dinheiro?

O trabalhador poderá sacar o dinheiro por meio do aplicativo do FGTS. Neste caso, será preciso:

Cursos Jornal Contábil

Ebook Direitos Trabalhistas
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, conheça o nosso ebook. Clique aqui!