Previdência Social Passkeys:
Passkeys: Google apresenta método de login sem uso de senhas
Passkeys: Google apresenta método de login sem uso de senhas
05/05/2023 11h53 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Google Foto: Pexels

Nesta terça (02), a empresa de tecnologia Google, lançou uma nova opção de segurança para o login, chamada Passkeys (chaves de acesso).

Com essa opção, os usuários do Google podem optar por não utilizar senhas e verificação em duas etapas (2SV) para fazer login no Gmail e em outros serviços do Google.

Isso adiciona uma camada adicional de segurança e torna o processo de login mais fácil e rápido.

Como funciona?

As Passkeys representam uma alternativa mais segura e prática às senhas tradicionais, pois a função utiliza um PIN local ou a autenticação biométrica do dispositivo (como impressão digital ou Face ID) para verificar a identidade do usuário.

O Google garante que as informações biométricas dos usuários nunca são compartilhadas com terceiros.

Ao optar pelo uso de Passkeys na conta do Google, o usuário precisará fornecê-las sempre que fizer login ou quando houver atividades suspeitas que exijam verificação adicional.

Google Foto: Pexels

Isso adiciona uma camada adicional de segurança e ajuda a proteger a conta do usuário contra acesso não autorizado.

Leia Também: Google Encerra Tática De SEO Que Ajudava Editores 

Quem pode usar?

A nova funcionalidade está disponível para iPhones com iOS 16 ou dispositivos Android com Android 9.

Além disso, é possível compartilhar as chaves com outros dispositivos através de serviços como iCloud ou gerenciadores de senhas como Dashlane e 1Password, que devem estar disponíveis no início de 2023.

Quando utilizar um dispositivo que não é de sua propriedade para acessar a conta do Google, é recomendado selecionar a opção "usar um passkey de outro dispositivo".

Isso cria um login único e não transfere o passkey para o novo dispositivo. Essa medida aumenta a segurança da conta do usuário e evita o compartilhamento indesejado de suas informações de login.

É importante lembrar que nunca se deve ativar os passkeys em um dispositivo compartilhado, já que qualquer pessoa que possa acessar e desbloquear o dispositivo terá acesso à conta do Google do usuário.

Caso o usuário suspeite que outra pessoa possa estar acessando sua conta do Google ou tenha perdido o dispositivo que contém sua chave de acesso, é possível desativar rapidamente os passkeys nas configurações da conta do Google.

Essa medida ajuda a garantir a segurança da conta do usuário e evita o acesso não autorizado.