Previdência Social PIX:
PIX: BC anuncia novas medidas contra fraudes
PIX: BC anuncia novas medidas contra fraudes
02/05/2023 17h52 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Imagem por @EtalBr / freepik

Nesta terça-feira (2), o Banco Central (BC) anunciou medidas que aumentarão a segurança de transações via PIX. Segundo o BC, as mudanças vão aperfeiçoar duas funcionalidades: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves PIX. As alterações passam a valer a partir de 5 de novembro.

3 novas regras do Pix começam a valer dia 2 de janeiro

De acordo com a instituição financeira, o aprimoramento envolve as informações armazenadas pela autoridade monetária e que são compartilhadas com as agências bancárias que operam com PIX. 

A notificação de infração permite que as instituições financeiras identifiquem e façam uma marcação das chaves e dos usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação, segundo informou o Banco Central.

As novas medidas entrarão em vigor no final do ano porque vão demandar ajustes nos sistemas, tanto por parte da autoridade monetária como das instituições participantes do PIX.

Informações sobre chave PIX

Foram reformulados os tipos de dados disponibilizados às instituições financeiras para análises antifraude das transações via PIX, segundo o BC. Deste modo, será possível ter acesso a um conjunto "mais relevante de informações": 

Leia Também: Estudante Entenda O Que É PIS, COFINS, ICMS

O que é Pix?

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

O Pix já está disponível amplamente para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga em uma das 734 instituições aprovadas pelo Banco Central para oferecerem essa ótima novidade!

Disponível

24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados. Gratuito para pessoa física pagadora. Custo baixo para os demais casos.