Previdência Social Hurb
Hurb tem 48h para comprovar condições financeiras de cumprir pacotes de viagem
Hurb tem 48h para comprovar condições financeiras de cumprir pacotes de viagem
28/04/2023 13h02 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Divulgação/Web Summit

Foi aberto um processo administrativo pela Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, contra a Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano.

A empresa tem 48 horas para fornecer provas de sua capacidade financeira para cumprir com as vendas de pacotes de viagem aos seus clientes.

Foi divulgado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28) que, em caso de descumprimento da medida, a Hurb poderá ser multada em R$ 50 mil por dia.

Além disso, o processo administrativo pode levar à suspensão das atividades da empresa.

Suspensão de reservas

De acordo com o documento, a empresa Hurb ofereceu um serviço durante a pandemia que seria utilizado em um momento futuro, "sem se preocupar em reunir condições efetivas ou lastro financeiro para cumprimento das suas obrigações contratuais correspondentes".

Caso a empresa não cumpra a solicitação da Senacon, ela estará sujeita a uma multa diária de R$ 50 mil até que responda oficialmente.

A Senacon declarou que, se for comprovado o relato do DPDC, isso irá confirmar que a empresa se aproveitou abusivamente das circunstâncias adversas impostas aos consumidores, tanto psicologicamente quanto materialmente, durante a pandemia.

Devido à Hurb continuar vendendo pacotes com preços abaixo do mercado e oferecendo descontos, a Senacon determinou a urgência no envio de informações sobre a situação financeira da empresa, a fim de que ela comprove ter recursos futuros suficientes para cumprir os contratos de venda.

Leia Também: CEO Da Hurb Renuncia Depois De Insultar Clientes Na Internet

CEO Da Hurb Renuncia

O pedido de renúncia acontece em meio a uma crise de imagem que a plataforma de turismo vem enfrentando, em meio a reclamações de consumidores que tiveram suas reservas em hotéis e pousadas canceladas devido a problemas financeiros da empresa.

João Ricardo Mendes, CEO da Hurb
Imagem: Divulgação

Além disso, o executivo tem sido acusado de ter um comportamento agressivo com os clientes.

Após a divulgação de xingamentos dirigidos a clientes na internet, o diretor-executivo (CEO) da plataforma de turismo Hurb (antigo Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo.

Em carta divulgada à imprensa nesta segunda-feira (24), ele reconheceu seus erros e afirmou que o afastamento tem como objetivo separar a imagem da empresa de suas atitudes pessoais.

Mendes informou que sua renúncia passará a valer a partir das 23h59 desta segunda-feira. O atual conselheiro-geral da Hurb, Otávio Brissant, assumirá o comando interinamente.

O ex-CEO continuará como principal acionista e responsável legal da empresa e prometeu estar disponível 24 horas por dia caso os novos administradores precisem de sua ajuda.