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Uma política de crédito para clientes pode evitar a inadimplência
Uma política de crédito para clientes pode evitar a inadimplência
01/05/2023 16h03 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Reprodução

A criação de uma política de crédito é fundamental para que seja possível evitar a inadimplência. Além disso, com uma política bem definida e estruturada, é possível diminuir problemas financeiros futuros para a empresa, ao conceder o crédito ao seu cliente e, ao mesmo tempo, também permite a ampliação da carteira de clientes e aumento do faturamento.

Neste conteúdo, abordaremos sobre como criar uma política de crédito e evitar a inadimplência da sua empresa. Ainda mais, traremos dicas para a elaboração das etapas necessárias de desenvolvimento de uma política de crédito sólida, além de estratégias utilizadas para a diminuição da inadimplência dos seus clientes.

Veja os tópicos abordados:

Boa leitura!

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O que é uma política de crédito?

Primeiramente, a política de crédito é um regulamento que define como a empresa concederá um crédito de compra para os seus clientes. Ela é fundamental para a consolidação dessa política e foi desenvolvida como forma de garantir que, aqueles que receberem a concessão do crédito, tenham a capacidade financeira de realizar o pagamento das suas dívidas à empresa.

Além disso, através de uma política de crédito bem estruturada, encontra- se vários benefícios, como:

Como criar uma política de crédito?

Ao conceder o crédito ao seu cliente, algumas medidas são necessárias para que não ocorram prejuízos financeiros para a sua empresa. A seguir, definimos pontos relevantes e que devem ser considerados ao iniciar a implementação da política de crédito. 

Análise de crédito

Análise de crédito é a etapa principal para definir se o cliente interessado pelo crédito está apto, ou não, para o pagamento da sua dívida. Ela envolve informações pessoais e que serão utilizadas para averiguar a concessão do crédito.

As informações importantes são:

Dessa forma, a partir desses dados coletados, a empresa está apta a determinar se o cliente é capaz de pagar as suas dívidas e se há algum nível de risco.

Critérios importantes para a concessão de crédito

A partir dos dados fornecidos na etapa de análise de crédito, é importante definir quais critérios serão adotados para a concessão de crédito. É válido ressaltar que, os critérios devem ser claros e objetivos, para que não haja problemas de interpretação.

Definimos alguns critérios que podem ser utilizados pela sua empresa para facilitar essa avaliação, confira: 

Dessa forma, com esses critérios, é possível se certificar de que todos os seus clientes, ao receber o crédito, consigam pagá-lo.

Defina o limite de crédito

Ao definir a concessão de crédito e como será feita a análise, a empresa deverá, em seguida, determinar os limites máximos que cada cliente poderá receber ao solicitar. A definição do limite deverá considerar a capacidade financeira do cliente e problemas que podem surgir.  

Para definir o limite, considera-se:

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Formas de pagamento

Outra questão importante ao criar uma política de crédito, são as formas de pagamento aceitas pela sua empresa. Alguns pontos importantes sobre o pagamento, são: 

Assim, através dessas condições, o seu cliente estará ciente sobre todas as condições de pagamento, datas e as porcentagens de juros se houver atrasos. 

Crie um contrato

Por último, para validar judicialmente todas as informações sobre a política de crédito criada pela sua empresa, é importante formalizar todas as condições através de um contrato

As principais informações que devem estar no contrato são:

Estratégias para evitar a inadimplência

Para evitar a inadimplência dos clientes após a concessão do crédito, algumas medidas e estratégias podem ser utilizadas, como:

  1. Acompanhe os pagamentos: Primeiramente, é extremamente importante que a empresa monitore o histórico de pagamento das dívidas dos seus clientes. Nesse sentido, poderão ser enviados avisos em forma de lembretes como forma de evitar a falta de pagamento. 
  2. Entre em contato com inadimplente: Caso um cliente se torne inadimplente, é necessário que a empresa entre em contato para trazer algum tipo de solução para o problema. Ainda mais, a empresa deve mostrar compreensão e disposição para ajudá-lo.
  3. Negociação das dívidas: Se porventura o cliente não conseguir pagar sua dívida, a empresa pode oferecer opções de negociação, como o parcelamento ou a redução de juros.
  4. Cobrança efetiva: Caso o cliente não pague sua dívida, é importante que a empresa estabeleça um prazo firme de cobrança, mas lembre-se que deve ser feito de forma respeitosa. Defina ações e prazos definidos para cada etapa de cobrança. 

O GestãoClick e o limite de crédito

Desde já, utilizar ferramentas de gestão empresarial que facilitem todos os processos necessários para manter um controle efetivo, é um ótimo investimento para a sua empresa. O GestãoClick é um software de gestão que conta com diversas funcionalidades para que você consiga controlar e acompanhar todo o gerenciamento do seu negócio. 

Além disso, o GestãoClick conta com uma ferramenta de limite de crédito, que permite restringir um valor de crédito concedido ao seu cliente. E, caso deseje, é possível liberar o limite para que o cliente possa excedê-lo. Dessa forma, você terá o controle sobre os clientes que possuem limite de crédito.  

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Além da ferramenta de limite de crédito, existem outras funcionalidades como: o controle financeiro, controle de estoque, cadastro de clientes, módulo de contratos e orçamentos, ordem de serviço, emissão de notas fiscais e muito mais!

Assim, o GestãoClick oferece soluções relevantes que permitem a gestão eficaz de todas as áreas importantes da sua empresa. 

Conclusão

Dessa forma, a criação de uma política de crédito é extremamente significativa para garantir a saúde financeira do seu negócio. Por fim, a política deve considerar os riscos associados à concessão de crédito, desde seus limites às condições de pagamento. 

Ainda mais, o seu negócio deverá adotar estratégias que evitem a inadimplência dos seus clientes, como o acompanhamento da carteira de clientes, acompanhamento dos clientes com atrasos de pagamento, negociação das dívidas e a cobrança efetiva. Assim, com uma política de crédito adequada, a empresa garantirá uma gestão financeira saudável e um relacionamento positivo com os seus clientes. 

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Fonte: GestãoClick