Previdência Social Google
Google encerra tática de SEO que ajudava editores 
Google encerra tática de SEO que ajudava editores 
26/04/2023 21h09 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Arquivo Reuters / Arnd Wiegmann / Direitos Reservados / Agência Brasil

O Google resolveu dar fim a uma estratégia que permitia criar um texto a partir de um termo de busca que estivesse em alta. Essa prática é conhecida como  “história do que horas são”. O SEO usa uma alternativa para criar história longa, revelando só no final do texto  o que realmente interessava a quem estava fazendo a pesquisa. Isso a mantinha mais tempo na página. Fazendo gerar milhões de cliques duvidosos para editores.

A pessoa que quisesse criar uma história de notícias procurava no Google um termo que estivesse em alta, sendo possível ter um ótimo resultado a seu favor.

Essa ação ajudou em muito a impulsionar o tráfego de sites como o Daily Mirror e o Telegraph. Mas para desespero de quem estava usando essa forma para ter mais acesso, acabou ficando frustrado, isso porque o Google decidiu acabar com essa prática, atualizando  o seu algoritmo “conteúdo útil” em agosto de 2022.

Designed by @thaspol_s / freepik

Mudança de estratégia 

Isso fez com que o Google mudasse sua estratégia, criando um mecanismo de resposta direta para responder perguntas dos seus usuários, isso vai com certeza diminuir o tráfego dos editores.

Especialistas em SEO, como Barry Adams da Polemic Digital, recomendam que os editores se concentrem em termos de pesquisa que apontam para histórias mais complexas para adicionar valor, em vez de responder a perguntas simples que podem ser facilmente respondidas por chatbots.

Leia Também: Planos De Saúde: Índice De Reajuste Deve Ser Anunciado Em Maio

O que é chatbots

Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que elas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

O termo Chatterbot surgiu da junção das palavras chatter (a pessoa que conversa) e da palavra bot (abreviatura de robot), ou seja, um robô (em forma de software) que conversa com as pessoas.

A palavra foi inventada por Michael Mauldin (Criador do primeiro Verbot, Julia) em 1994, para descrever estes robôs de conversação na Twelfth National Conference on Artificial Intelligence. Os chatbots  são palavras-chave e fluxos de navegação bem definidos.