Previdência Social Brasil
Brasil e Espanha assinam 3 acordos nas áreas de educação, trabalho e ciência
Brasil e Espanha assinam 3 acordos nas áreas de educação, trabalho e ciência
26/04/2023 09h32 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na manhã desta quarta-feira (26), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, estiveram presentes na assinatura de três acordos entre os governos do Brasil e da Espanha.

A reunião com Pedro Sánchez, realizada no Palácio Moncloa, foi o penúltimo compromisso do presidente brasileiro durante sua visita à Espanha.

Lula ainda irá almoçar com o Rei Felipe VI. Anteriormente, Lula visitou Portugal, onde ficou por cinco dias e assinou 13 acordos durante a 13ª Cimeira Luso-brasileira.

Leia Também: Lula Assina 15 Acordos E Parcerias Com Xi Jinping Em Pequim

Acordos

Os três acordos entre os governos do Brasil e da Espanha foram assinados por ministros de ambos os países.

Esses acordos abrangem três áreas distintas, a saber: Educação, Trabalho e Ciência e Tecnologia.

Durante a reunião, que durou mais de uma hora, os líderes discutiram as parcerias bilaterais em três áreas específicas.

No que diz respeito à questão trabalhista, o governo brasileiro pretende adotar parte da regulamentação aplicada pelos espanhóis para empresas de aplicativos.

O primeiro acordo assinado entre os governos do Brasil e da Espanha foi um "memorando de entendimento para cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino da Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego da República Federativa do Brasil".

Madri, Espanha, 26.04.2023 - Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva brasileira se encontram, em Madri, com presidente de governo da Espanha, Pedro Sanchez. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Já no campo da ciência e tecnologia, o acordo envolve o desenvolvimento conjunto de pesquisas.

Posteriormente, foi assinada uma "carta de intenções na área de Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil, o Ministério de Ciência e Inovação do Reino da Espanha, e a financiadora de estudos e projetos Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) do Reino da Espanha".

Em relação à educação, a meta é estabelecer uma cooperação mais estreita entre as universidades do Brasil e da Espanha.

Por último, foi estabelecido um "memorando de entendimento entre o Ministério de Universidades do Reino da Espanha e o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil sobre cooperação no Ensino Superior universitário".