Previdência Social Bolsonaro
Bolsonaro presta depoimento à PF sobre atos golpistas nesta quarta-feira
Bolsonaro presta depoimento à PF sobre atos golpistas nesta quarta-feira
26/04/2023 08h43 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Nesta quarta-feira, dia 26, está agendado para a parte da manhã o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal no inquérito que investiga os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

De acordo com as acusações, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria incitado os manifestantes a provocar os ataques que resultaram na destruição de prédios dos três Poderes.

Investigadores avaliam que uma postagem feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 11 de janeiro o ligaria aos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

Na ocasião, o ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou um post que colocava em dúvida, sem provas, a confiabilidade do sistema eleitoral.

Determinação

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso dos atos golpistas de 8 de janeiro, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

Ele estabeleceu um prazo de 10 dias para que a Polícia Federal ouça Bolsonaro.

EX-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro enquanto ele ainda estava nos Estados Unidos, onde permaneceu por três meses após deixar o governo.

Com a volta de Bolsonaro ao Brasil em 30 de março, o ministro Alexandre de Moraes determinou a marcação da audiência.

Em 14 de abril, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal marcasse o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que sua audiência era "medida indispensável" para a investigação dos ataques ocorridos em 8 de janeiro.

Leia Também: BOMBA! Michelle Bolsonaro Recebeu Pessoalmente 2° Pacote De Joias

Depoimento

Durante o depoimento, é esperado que a Polícia Federal questione o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre as ocasiões em que ele levantou dúvidas sobre o processo eleitoral e o resultado das eleições, especialmente em situações públicas e nas redes sociais.

Além disso, é possível que Bolsonaro seja questionado sobre a influência e o alcance dessas declarações entre seus apoiadores.

É provável que surjam questões também sobre o acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, que foi considerado como uma base e concentração dos manifestantes do dia 8 de janeiro.