Previdência Social Revisão
Revisão do FGTS desde 1999 será julgada no STF
Revisão do FGTS desde 1999 será julgada no STF
08/04/2023 22h15 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Foto: Reprodução

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa. 

Nos casos em que o colaborador é demitido por motivo de doenças graves ou catástrofes naturais, ele terá direito de sacar o saldo do Fundo de Garantia.

O empregador ou o tomador de serviços faz o depósito na conta vinculada ao FGTS do trabalhador. O depósito pode ser feito até o dia 7 de cada mês. O FGTS não é descontado do salário do trabalhador. Quem deve depositar é o empregador.

O depósito equivale a 8% do valor do salário pago ou devido ao trabalhador, cujo contrato é regido pela CLT. No caso de contratos de menores aprendizes, o percentual é de 2%.

Revisão do FGTS

No próximo dia 20 de abril, ocorrerá a sessão em que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) relacionada à Revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, sob o número (ADI) 5.090/2014, que pede a mudança do índice de correção monetária utilizado. Atualmente, o índice usado para corrigir os valores do Fundo é a TR (Taxa Referencial).

Os trabalhadores precisam ficar atentos, o STF (Supremo Tribunal Federal) marcou a data de julgamento da ação que defende a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por um índice de inflação, e não mais pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, como acontece hoje. Se o STF for favorável ao trabalhador, o montante poderá chegar a cerca de R$ 300 bilhões.

Quem tem direito à revisão do FGTS?

O Supremo aprovando a revisão do FGTS, a correção poderá ser solicitada pelos trabalhadores que resgataram total ou parcialmente o saldo das contas a partir de 1999 até 2023. Veja quem terá direito:

Como pedir revisão do FGTS

Todo trabalhador com carteira assinada pode fazer uma estimativa do valor com correção pela revisão do FGTS, basta usar a ferramenta online LOIT FGTS. 

Para isso, você deverá ter em mãos o extrato do Fundo de Garantia. Para quando for usar a ferramenta será possível fazer a leitura dos documentos e retornar com o resultado de todo cálculo feito, em segundos.

O site LOIT FGTS oferece uma alternativa fácil para calcular os valores a receber. É possível enviar os extratos do FGTS em formato PDF, que podem ser obtidos no site ou aplicativo Caixa FGTS, e o valor da revisão fica disponível imediatamente. 

Além disso, caso precise de suporte na etapa de documentação, o serviço de documentação e atermação estará disponível. O próprio trabalhador pode ajuizar o pedido na Justiça.

Leia Também: Onda De Demissões Na Globo Agita O Mercado De Trabalho

Em quais situações posso sacar o FGTS?

É possível sacar o FGTS nas seguintes situações:

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!