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INSS define data para pagar a primeira parcela do 13º salário
INSS define data para pagar a primeira parcela do 13º salário
05/04/2023 20h12 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Agência do INSS

Os aposentados, pensionistas e demais servidores estavam acostumados com a antecipação do 13º salário, que vinha acontecendo entre os meses de abril e junho, desde 2020.

Nos dois primeiros anos, o motivo da antecipação foi devido a pandemia de Covid-19, já em 2022, foi manobra política do ex-presidente Jair Bolsonaro que pretendia se reeleger.

Parcelas do 13º salário

A primeira parcela do 13º salário será pago pelo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir do dia 25 de agosto deste ano. A parcela corresponde a 50% do valor do benefício, sem descontos, e é depositada junto com a renda referente ao mês de agosto.

Já a segunda parcela está prevista para ser paga em novembro e equivale à outra metade do valor. Ao contrário da primeira, ela pode incluir descontos, como o Imposto de Renda.

Quem pode receber o 13º salário? 

Tem direito a 1ª parcela do abono natalino aqueles que recebem:

Os beneficiados com o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao 13º.

Leia Também: Vale Gás 2023: Beneficiários Começam A Receber Semana Que Vem

Calendário do 13º salário do INSS em 2023

Seguindo as regras dos outros anos em que o pagamento aconteceu no final do ano, o acerto deverá acontecer da seguinte forma:

Primeira parcela de quem ganha até um salário mínimo:

Primeira parcela de quem ganha mais de um salário:

Segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo:

Segunda parcela para quem ganha mais de um salário:

Como consultar benefícios do INSS

O segurado pode fazer uma consulta sobre os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa consulta pode ser feita de casa, sem a necessidade de deslocamento para uma das agências.

Por telefone

Uma das maneiras mais simples para fazer a consulta e obter informações sobre os benefícios é ligar para a central de atendimento, pelo telefone 135. Durante a ligação é preciso informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Também é possível fazer uma consulta por meio do site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Você deverá fazer o login, na tela inicial, depois clique no serviço de "Extrato de Pagamento" e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Você também poderá acessar outros serviços do INSS como agendamentos, solicitação de extratos e consulta do número do benefício.

Pelo aplicativo

A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Também é preciso fazer o login para ter acesso a todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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