Previdência Social Papa
Papa deverá ter alta neste sábado e participar das comemorações da Páscoa
Papa deverá ter alta neste sábado e participar das comemorações da Páscoa
31/03/2023 20h08 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Foto: Reuters / Vatican Media / Direitos Reservados / Agência Brasil

Nesta quinta-feira (30), o Vaticano informou que o papa Francisco foi diagnosticado com bronquite infecciosa após a realização de exames que confirmaram a doença. 

Há uma expectativa que o pontífice "possa receber alta nos próximos dias", com base no progresso esperado pelos médicos. Inclusive participar das comemorações da Páscoa.

Segundo informações Francisco já está medicado e tomando antibióticos, "que surtiram o efeito esperado", de acordo com o boletim médico. Foi descartada a possibilidade do papa ter contraído a covid-19.

De acordo com o Vaticano, o papa Francisco já está demonstrando sinais de melhora e aos poucos voltando a trabalhar. Segundo o representante Matteo Bruni. Francisco tomou café da manhã, leu jornais e recebeu a eucaristia.

Francisco, 86 anos, vem também se queixando de dores no joelho causadas por uma artrose, o que  o forçou a usar uma cadeira de rodas.

Conheça a bronquite infecciosa

A bronquite infecciosa é um tipo de infecção mais comum durante os meses de inverno e está associada com infecções por vírus respiratórios, hinovirus, coronavírus, influenza e adenovírus (bronquite viral ou vírica).

A bronquite caracteriza-se por uma inflamação do revestimento dos brônquios. Os brônquios são uma espécie de “tubos” que aquecem e umidificam o ar e o transportam até aos pulmões. Esta inflamação brônquica provoca tosse com expectoração, por vezes, mucosa.

Bronquite aguda 

Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas. Nesse caso, a inflamação nos brônquios é de origem infecciosa. Os principais causadores são vírus (como influenza e parainfluenza). Em casos raros, germes como o Mycoplasma pneumoniae e a Chlamydia podem deflagrar bronquite. 

A exposição eventual a agentes irritantes, como poluentes e produtos químicos, também pode inflamar a traqueia e os brônquios, causando um quadro semelhante ao da bronquite aguda.

Sintomas As principais manifestações da bronquite aguda são: 

O antibiótico só é prescrito quando há suspeita de infecção bacteriana. Remédios para inibir a tosse à base de codeína devem ser evitados, ou indicados pelo médico apenas para alívio temporário quando a tosse é muito intensa.

Leia Também: Receita Federal Esclarece Dúvidas Sobre A Declaração De Operações Com Criptoativos

O papa poderá ter alta neste sábado (1º)

O Vaticano informou que o papa Francisco poderá ter alta neste sábado (1º) e participar das comemorações de Páscoa. O cardeal Giovanni Battista Re, líder máximo do colégio cardinalício disse que Francisco estará presente em todos os ritos da Páscoa, ao contrário do que havia sido informado na quinta-feira (30). Ele presidirá as cerimônias da Semana Santa, mas não vai ler nem celebrar toda a eucaristia.

Francisco ainda está internado na Clínica Gemelli, em Roma, o papa reage bem ao tratamento de uma infecção pulmonar.

O papa foi internado na quarta-feira (29), após a audiência geral. Ele reclamou de uma pressão no peito, que provocou dificuldade de respirar.