Previdência Social ALERTA!
ALERTA! Ministério suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no Brasil
ALERTA! Ministério suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no Brasil
30/03/2023 15h58 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Foto: Arquivo /Agência Brasil

O ministério da agricultura pecuária e abastecimento (MAPA), publicou nesta quinta-feira (30), uma portaria que suspende em todo o território nacional a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.

A medida de caráter preventivo tem validade inicial de 90 dias, e foi tomado em função do risco de ingresso e disseminação de casos de gripe aviária no Brasil.

A portaria também suspende em todo o país a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquete sem telas na parte superior, e estabelecimentos registrados.

De acordo com o mapa, a suspensão se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, aves silvestres, exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.

Leia Também: Gripe Aviária: Após Casos Confirmados Na Argentina E Uruguai, Brasil Reforça Vigilância

Infecções por H5N1

Dados da Organização Mundial para a saúde animal, informam que desde outubro de 2021, foram registrados mais de 42 milhões de casos de infecção por H5N1 em aves, sendo este o pior surto desde que o vírus foi identificado pela primeira vez na China e Hong Kong no ano de 1996.

A Organização Mundial da Saúde diz que H5N1, provocou 864 casos e causou 456 mortes em seres humanos no período compreendido entre o ano de 2003 e março de 2022.

Leia também: Proposta proíbe o aluguel de animais, estabelecendo pena de até um ano de detenção

Disseminação do vírus

Antes concentrados na Ásia na Europa, os surtos estão se espalhando no mundo, recentimente começaram a afetar as Américas.

Até o momento, apenas Brasil e Paraguai não tiveram casos confirmados na América do Sul.

O aumento da circulação do vírus está relacionada às aves migratórias que vão de um continente para o outro de acordo com a estação do ano, muitas delas viagem infectadas e quando chegam em um novo lugar tem contato com as espécies locais que acabam sendo infectatadas.

Autoridades de saúde também estão preocupadas com a transmissão da doença para mamíferos, mais de 3.400 leões marinhos morreram na costa do Peru no início de março com suspeita de gripe aviária.