Previdência Social Cerca
Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada
Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada
24/02/2023 11h30 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

As doenças oftalmológicas - ou doenças oculares - podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados - entre 60% e 80% - ou dispõem de tratamento. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

As principais doenças oculares acompanhadas pelo SUS são:

Leia mais: Ministério Da Saúde Oferece 4 Cursos Para Terapeutas Ocupacionais Somando 40 Mil Vagas

Erros de refração

Refração é o fenômeno em que um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, chegando até a retina, para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz não chega com nitidez à retina. As causas conhecidas são: tamanho do globo ocular, irregularidades na córnea e opacidade dos meios ópticos. Entre os diagnósticos mais comuns, estão:

Catarata

Perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho) causada por uma “opacidade”. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, mas pode ser corrigida. O envelhecimento é a causa mais comum no surgimento da catarata no olho. O diagnóstico é clínico, realizado durante consulta oftalmológica e o tratamento é basicamente cirúrgico e bastante eficaz.

Glaucoma

É uma doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular. É a maior causa de cegueira irreversível no mundo. O tratamento para o glaucoma é feito inicialmente com colírios que diminuem a pressão intraocular, mas ainda não existe cura.

Retinopatia diabética

É uma complicação da diabetes mellitus, sendo a maior causa de cegueira em pessoas ativas no mercado de trabalho.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

É uma doença degenerativa que atinge a mácula, uma pequena parte central da retina, responsável pela visão de detalhes.

Leia mais: Ministério Da Saúde Alerta Sobre O Uso De Produtos Químicos Nos Cabelos

Os principais sintomas para as doenças oculares, que devem servir de alerta assim que surgirem, são:

Nem sempre esses sintomas estão relacionados a problemas graves, mas em caso de desconforto, é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

Alguns cuidados diários e hábitos saudáveis podem prevenir o desenvolvimento de possíveis doenças oculares. São eles:

Fonte: Ministério da Saúde