Previdência Social CNH
CNH 2023: veja o que muda na nova versão e tire todas as sua dúvidas
CNH 2023: veja o que muda na nova versão e tire todas as sua dúvidas
07/02/2023 15h09 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Imagem por @freepik / freepik / Divulgação Contran / editado por jornal contábil

No decorrer do último ano, diversas mudanças começaram a valer para a Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida por sua sigla CNH. Além de uma versão mais atualizada do documento, surgiram importantes alterações nas normas atreladas à manutenção da habilitação. 

Nesta linha, a CNH em 2023 já conta com um novo visual, informações adicionais e mecanismos atualizados de segurança frente à fraudes e falsificações. Em suma, o documento, agora, se aproxima dos padrões internacionais, tendo, inclusive, tradução para as línguas inglesa e espanhola. 

Outro fator de relevância são as mudanças voltadas às regras de manutenção da habilitação, o que, basicamente, incide sobre as normas de validade e pontuação do documento. Para manter o direito de dirigir, o condutor deve estar em de acordo com tais normas, logo, é essencial conhecê-las para evitar qualquer transtorno, além de estar ciente dos moldes que estão em vigor. 

Versão atualizada da CNH 

Confira abaixo uma lista com todas as novidades atreladas a CNH que já estão vigorando em 2023: 

Validade da habilitação

Ainda em 2022, foram estabelecidas novas regras atreladas ao prazo de renovação da habilitação definitiva. Em suma, agora são adotados novos períodos de validade para CNH, conforme as seguintes faixas etárias: 

Faixa etária Validade da CNH
Até 49 anos de idade10 anos
Entre 50 e 69 anos de idade5 anos
Acima de 70 anos de idade3 anos

Pontos na CNH

Outra mudança importante está ligada ao número de pontos que podem ser acumulados na CNH. Em suma, atualmente, é permitido que o condutor some até 40 pontos, entretanto, isso ainda depende do número de infrações gravíssimas cometidas pelo condutor. 

Nº de pontos que podem ser somadosCondição
40 pontosNão pode haver nenhuma infração gravíssima
30 pontosO condutor pode ter no máximo uma infração gravíssima
20 pontosEm casos de até duas infrações gravíssimas