Previdência Social PC
PC do Pará deflagra operação de enfrentamento de crimes sexuais contra crianças na Internet
PC do Pará deflagra operação de enfrentamento de crimes sexuais contra crianças na Internet
03/02/2023 09h54 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

A Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) deflagrou, na manhã desta quinta (2), a 5ª Fase da Operação Isis. A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão, destinados à investigação da prática do crime de divulgação e armazenamento de conteúdo de abuso e exploração sexual infantil por meios cibernéticos.

A Operação Isis é coordenada pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por meios Cibernéticos (DCCV), e conta com a participação de peritos da Polícia Científica do Pará (PCEPA).

Durante as investigações foi possível identificar que dois suspeitos integravam um grupo de compartilhamento de material pornográfico infantil e também faziam o compartilhamento.

“Com o trabalho investigativo e diligências conseguimos identificar a origem do material e o destinatário que também faziam o compartilhamento e também participavam de um grupo de compartilhamento de conteúdo sexual envolvendo menores. De posse das evidências pedimos ao judiciário as medidas cautelares e que seguimos dando cumprimento nesta manhã”, explicou a delegada Lua Vieira, titular da DCCV.

Leia mais: Operação Lesa Pátria entre hoje em sua 4° fase com 3 mandados de prisão preventiva

Plano Estadual de Combate aos crimes contra vulneráveis

De acordo com a delegada Vanessa Lee, titular da DECCC, as operações que estão sendo deflagradas fazem parte do plano estadual de combate aos crimes contra vulneráveis da Polícia Civil e serão intensificadas para prender e responsabilizar criminalmente os envolvidos em crimes praticados na internet.

“Nossas frentes de trabalho estão atentas para que possam da maneira mais célere combate os criminosos que atuam no meio cibernético. É de grande importância que o responsável que identificar que o filho, sobrinho ou parentes menores esteja sendo vítima ou envolvido em alguma situação envolvendo crimes sexuais contra crianças e adolescentes na internet, procure a Polícia Civil e faça a denúncia para que o caso seja investigado”, pontuou a delegada Vanessa Lee.

Os celulares apreendidos foram apresentados na unidade policial e encaminhado para perícias. As investigações seguem sob sigilo, com intuito de esclarecimento dos fatos apurados e identificar outros envolvidos.

Fonte: Agência Pará