Previdência Social Anatel
Anatel lança portal para inibir ligações indesejadas
Anatel lança portal para inibir ligações indesejadas
02/02/2023 21h56 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Imagem por @diana.grytsku / freepik

Os brasileiros são atormentados dia e noite por ligações indesejadas no celular e no fixo. Para resolver os problemas de muitas pessoas que se sentem incomodadas com estas ligações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou o portal "Qual Empresa Me Ligou?", por meio do qual é possível identificar a quem pertence o número que está realizando consecutivas chamadas.

Através da página você consegue identificar quem é o dono do número que realiza as chamadas e qual a empresa responsável pelas ligações. 

A Agência informou que a intenção é ajudar o usuário “no combate às chamadas abusivas de telemarketing”.

Muitas das vezes, essas ligações são feitas por empresas que fazem as famosas “robocalls“, chamadas curtas e automáticas que não dependem de um operador de telemarketing.

Facilitando para as empresas realizarem  ligações repetitivas, o que é bem frustrante para o consumidor.

Para inibir as famosas “robocalls”, desde 2022 é permitido às operadoras cobrar por chamadas de até três segundos, o que antes era proibido. As empresas se aproveitavam dessa brecha para disparar chamadas curtas, sem desembolsar qualquer valor por isso.

Leia Também: INSS: com qual idade posso me aposentar em 2023?

Serviço não Perturbe

Também existe uma outra forma de você impedir que essas empresas fiquem ligando para você. Para isso, basta acessar o site  www.naomeperturbe.com.br.

Leia Também: Desconto do INSS no salário muda a partir de fevereiro

Como funcional "Qual Empresa Me Ligou?"

O primeiro passo é abrir o site pelo link ou acessando o endereço https://www.qualempresameligou.com.br/ no seu navegador.

No campo ‘Número de Telefone’, basta digitar o número que o sistema mostra quem é o responsável pelas chamadas.

Para prestar esse serviço ao consumidor, a Anatel vai usar a base de dados das operadoras telefônicas e pode identificar apenas números de empresas. Por enquanto, a Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo estão contribuindo com o portal.

O desejo da Agência é contar com outras prestadoras de serviços para reforçar o banco de dados.