Previdência Social Covid-19:
Covid-19: Vacinas bivalentes vão começar a ser aplicadas em 27 de fevereiro
Covid-19: Vacinas bivalentes vão começar a ser aplicadas em 27 de fevereiro
27/01/2023 15h31 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

O ministério da Saúde vai começar a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19, a partir de Fevereiro. As primeiras fases dessa campanha terão o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em grupos prioritários.

Essas doses bivalentes, contam com uma cepa atualizada contra o coronavírus, além de protegerem também contra a variante Omicrom. A ideia é que ela seja incluída no calendário de vacinação como dose de reforço, ou seja, mais uma para proteger a população.

A expectativa é que essa aplicação comece já no dia 27 de fevereiro, ou seja, a partir do fim do mês que vem as pessoas vão poder ir até alguma unidade básica de saúde para receber essa dose.

Leia Também: Pesquisa mostra que COVID-19 também pode ser detectado em lágrimas

Grupos de vacinação

A principio quem vai receber a vacina é o público de 70 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas e também as comunidades ribeirinhas, os indígenas e também os idosos que moram em casas de longa permanência.

A segunda fase que ainda não tem data para acontecer, será para o público de idosos também de 60 anos até 69 anos, o terceiro grupo que deve receber essas doses bivalentes será composto pelas grávidas e também as mães que estão amamentando.

Já o quarto grupo, será de profissionais da saúde, que se expõe diante do vírus com muita frequência, essas vacinas foram aprovadas no fim do ano passado em novembro de 2022 e agora podem ser incluídas no calendário.

Lembrando que as pessoas que ainda não terminaram e completaram o calendário vacinal, que basta ir até uma unidade básica de saúde e tomar atualizar o cartão.

Leia Também: Covid-19 causou mais óbitos em gestantes e puérperas

Doses recomendadas contra a Covid-19

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a recomendação é:

*Maiores de 18 anos podem receber as quatro vacinas aprovadas no país as, ou seja, Janssen, Pfizer, AstraZenica e Coronavac, quando afalamos dessa faixa etária você tem acesso a qualquer uma dessas vacinas.