Previdência Social Conheça
Conheça a Dieta Mediterrânea, eleita pela ciência como a Melhor do Mundo
Conheça a Dieta Mediterrânea, eleita pela ciência como a Melhor do Mundo
23/01/2023 14h24 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Foto: Reprodução

Pela 6ª vez consecutiva, de acordo com o ranking do US News & World Report, a dieta Mediterrânea foi classificada como a melhor dieta do ano.

Médicos, nutricionistas e outros especialistas se reúnem anualmente para publicar esta classificação. Todos os especialistas são especialistas em doenças que requerem mudanças, como obesidade e diabetes tipo 2. A pontuação da dieta mediterrânea foi de 4,6 em cinco pontos. Outro valor foi de 4,2 para perda de peso.

Leia também: Secretária de Saúde promove práticas de medicina integrativa em Goiás

O que é dieta Mediterrânea?

Também chamada de dieta mediterrânea, ela também ajuda a mudar seu estilo de vida e melhorar seu metabolismo. A perda de peso e a disposição surgem como resultado de um estilo de vida saudável.

Não existe uma proporção exata de consumo, mas certos grupos de alimentos são essenciais para o sucesso do método. Por exemplo, azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijos são permitidos. No entanto, são proibidos produtos industrializados como alimentos congelados, enlatados, biscoitos, pão de forma e outros.

Por se tratar de uma dieta hipercalórica, vale a pena procurar um nutricionista para adequar as quantidades e porções de acordo com o seu estado de saúde.

Leia Também: Trabalho de parteiras é reconhecido pelo Sistema Único de Saúde-SUS

Cardápio

A dieta mediterrânea se baseia em:

Além do azeite, os óleos vegetais, como o óleo de linhaça e o óleo de canola, também ajudam a regular o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares.

Além dos cereais, a alimentação também deve ser rica em vegetais proteicos, como feijão, soja, grão de bico, sementes de abóbora e linhaça, que também ajudam a fortalecer os músculos e melhorar o metabolismo.