Previdência Social Conheça
Conheça os 6 tipos de Transtornos Mentais mais comuns no Brasil
Conheça os 6 tipos de Transtornos Mentais mais comuns no Brasil
20/01/2023 10h34 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Os transtornos mentais são disfunções da nossa atividade cerebral que podem afetar nosso humor, comportamento, raciocínio e até mesmo a forma como aprendemos e nos comunicamos.

Para identificar um transtorno mental, é importante estar atento ao comportamento do indivíduo, que pode incluir sintomas como mudanças bruscas de humor, mudanças de comportamento, dificuldade de concentração e raciocínio, problemas para expressar pensamentos, entre outros.

Existem vários tipos de transtornos mentais. Confira os principais tipos de transtornos mentais mais comuns no Brasil.

Leia Também: 5 doenças comuns no Brasil. Conheça cada uma delas!

Ansiedade- 9,3% dos brasileiros

A ansiedade é caracterizada por uma sensação de desconforto, tensão, medo ou sentimento ruim causado pela antecipação de um perigo ou algo desconhecido.

Pode afetar a vida social e emocional de um indivíduo e causar sintomas como: tremores, falta de ar, palpitações, sufocação, suores frios, etc.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira tem ansiedade. O que nos torna um dos países mais ansiosos do mundo.

Leia Também: Pesquisa aponta que 63% das mulheres têm sintomas de burnout

Depressão- 5,8% dos brasileiros

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que causa mudanças de humor caracterizadas por profunda tristeza e forte sentimento de desesperança. É fundamental identificar os sintomas e procurar ajuda médica.

Além de um estado depressivo e falta de interesse, a depressão pode causar perda ou ganho de peso, insônia ou sonolência excessiva, inquietação psicomotora ou apatia, fadiga, dificuldade de concentração, pensamentos recorrentes de suicídio ou morte, baixa autoestima.

Leia Também: Aumentam em 58% a busca por antidepressivos e estabilizadores de humor

Transtornos Alimentares- 4,7% dos brasileiros

Um distúrbio alimentar mostra uma discrepância total na ingestão de alimentos ou um distúrbio psicológico de não comer. É uma condição bastante grave e com sérios impactos na saúde de quem sofre dessa doença.

A anorexia nervosa e a bulimia nervosa estão entre os transtornos alimentares mais comuns. A anorexia é caracterizada pela perda intencional de peso, causada pela recusa alimentar, distorção da autoimagem e medo de engordar.

A bulimia envolve a ingestão de grandes quantidades de alimentos e a eliminação de calorias de maneiras prejudiciais ao corpo.

Leia Também: Alerta: Obesidade Infantil aumenta no Brasil

Transtorno Bipolar- 4% dos brasileiros

O transtorno afetivo bipolar é um transtorno psiquiátrico complexo. Sua característica mais marcante é a alternância, às vezes abrupta, de episódios de depressão com episódios de euforia e períodos assintomáticos intermediários.

A causa real do transtorno bipolar ainda não foi determinada, mas sabe-se que está envolvida em fatores genéticos, alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores.

O diagnóstico de transtorno bipolar é clínico, baseado na história e auto relato dos sintomas ou por um amigo ou familiar.

Leia Também: Janeiro Branco: Cuidar da saúde mental deve ser a principal promessa

Transtorno obsessivo-compulsivo- 2% dos brasileiros

O TOC é definido por uma série de obsessões e idiossincrasias que uma pessoa tem em sua rotina. Veja quais são os principais sinais e sintomas do transtorno obsessivo compulsivo e tire suas dúvidas.

Geralmente, as pessoas com TOC estão cientes de que o comportamento não é normal ou apropriado. Por estarem cientes do problema, 70 a 80% das pessoas com TOC também sofrem de depressão.

O TOC pode estar ligado a fatores biológicos, incluindo problemas genéticos e neuroquímicos no cérebro, e fatores psicológicos, como problemas associados à incerteza e ansiedade.

Depois de ser diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo por um médico, uma pessoa pode passar por dois tipos de tratamento para os sintomas do TOC. São eles: medicação e terapia comportamental.

Leia Também: Janeiro Roxo: Alerta sobre o aparecimento de casos de Hanseníase

Esquizofrenia- 1% dos brasileiros

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que altera a maneira de pensar, sentir e comportamento social de uma pessoa.

Uma pessoa com esse distúrbio perde o senso de realidade e tem dificuldade em entender a diferença entre o que é imaginário e o que é real. Esta doença afeta aspectos sociais e laborais. Nesse sentido, está entre as doenças médicas mais incapacitantes.

É classificada pela OMS como uma das dez principais doenças que mais prejudicam a mortalidade e a capacidade de trabalho do ser humano.

Hoje existem seis tipos diferentes de esquizofrenia, simples, paranoide, hebefrênica, catatônica, residual e indiferenciada.