Previdência Social 12
12 remédios que causam queda de cabelo
12 remédios que causam queda de cabelo
18/01/2023 07h30 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Em seu conceito, os medicamentos são ingeridos para ajudar a tratar problemas de saúde, porém, muitos medicamentos possuem efeitos colaterais que podem inclusive interromper o funcionamento normal dos folículos capilares, responsáveis pelo crescimento do cabelo.

Conforme diversos estudos, a queda de cabelo provocada por medicamentos, que se desenvolve como um efeito colateral, começa a apresentar seus sinais três meses após o início do uso de tal remédio, todavia, o prazo exato dependerá de cada medicamento e também do tipo de queda de cabelo.

Talvez você não saiba, mas a queda dos fios de cabelo pelo uso de medicamentos tem até nome, chamado de eflúvio telógeno. Apesar do nome estranho, ocorre quando folículos capilares estão em fase de repouso, fazendo com que o cabelo caia mais cedo.

Outra questão que precisamos destacar é que, embora a queda de cabelo seja normalmente presente em diversos rótulos, o efeito colateral da queda dos fios costuma acontecer com uma minoria e não com a maioria das pessoas.

Medicamentos associados a queda de cabelo

Confira a lista de alguns dos medicamentos orais que estão associados ao aumento da queda dos fios de cabelo, com destaque de algumas classes:

  1. Anticoncepcionais;
  2. Antidepressivos: fluoxetina, sertralina, imipramina;
  3. Tratamento contra acne: isotretinoína;
  4. Anabolizantes;
  5. Inibidores e apetite: anfetaminas como anfepramona;
  6. Estatinas utilizadas para controle do colesterol: sinvastatina, rosuvastatina;
  7. Anti-inflamatórios: naproxeno;
  8. Anticoagulantes: heparina;
  9. Estabilizador de humor: lítio;
  10. Antivirais (hepatite, HIV): interferon;
  11. Anti-hipertensivos: propanolol, metoprolol;
  12. Anticonvulsivantes: carbamazepina, hidantoína.

Toma algum desses medicamentos?

Caso você tome algum desses medicamentos, o primeiro passo é não se desesperar e querer cortar o uso, até porque você estará somente se prejudicando.

Primeiro de tudo, se você toma algum medicamento e não sofre queda de cabelo, então continue sem qualquer preocupação. Saiba a queda de cabelo devido ao uso de remédios costuma ser temporária, ou seja, seu cabelo volta a crescer.

Sendo assim, caso você esteja enfrentando alguma queda de cabelo e notou que a queda começou após inicio do medicamento, você deverá conversar com seu médico para relatar o que está sentido, para que o profissional possa orientá-lo, logo, não faça nada por conta própria sem consultar o médico.