Previdência Social Valores
Valores a receber: Banco Central alerta sobre golpe no WhatsApp
Valores a receber: Banco Central alerta sobre golpe no WhatsApp
06/01/2023 08h59 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

O Banco Central emitiu um alerta para os contribuintes sobre golpes aplicados envolvendo o Sistema de Valores a Receber (SVR).

É preciso ficar atento para não cair em golpes, afinal, hoje em dia é bem simples realizar uma transferência bancária por meio do Pix, ter atenção é fundamental.

Acompanhe este artigo até o final e saiba como funciona e como evitar o golpe dos Valores a Receber, golpe que vem sendo aplicado por meio do WhatsApp.

Tenha uma boa leitura!

O alerta do Banco Central

Após o Banco Central do Brasil (BCB) constatar que estão sendo aplicados diversos golpes envolvendo o Sistema de Valores a Receber, o BCB decidiu ajudar os contribuintes.

O comunicado do Banco Central foi compartilhado pelo site e nas redes sociais do órgão, informando sobre os golpes aplicados e como evitar os mesmos.

Os golpes são aplicados por meio do WhatsApp, os golpistas mandam mensagem informando que a vítima tem Valores disponíveis roubam seus dados.

Leia também: Quando será liberado o próximo pagamento do Auxílio Gás?

Como funciona o golpe dos Valores a Receber?

Utilizando o WhatsApp para abordagem, o criminoso afirma que a vítima tem Valores a Receber, os supostos valores podem ser:

Após apresentar para vítima o valor da fonte da falsa renda, os golpistas enviam um link por meio do WhatsApp para "receber" esses valores por Pix.

Entretanto, se você clicar no link, ao invés de receber os valores, os golpistas roubam seus dados, como senhas de redes sociais, além de instalar programas espiões no seu smartphone.

Leia também: Lula toma importante decisão sobre o preço dos combustíveis

Como não cair no golpe?

Lembre-se, o sistema de valores a receber não está disponível atualmente, ele voltará em breve, a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes será divulgada em breve.

Para evitar o golpe dos Valores a Receber, busque informações em canais oficiais da Banco Central e siga as dicas do BCB: