Previdência Social Calendário
Calendário de inscrições para Fies, Sisu e Prouni antecipado. Veja as datas!
Calendário de inscrições para Fies, Sisu e Prouni antecipado. Veja as datas!
03/01/2023 16h01 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

O Ministério da Educação (MEC) antecipou o cronograma oficial de abertura das inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A antecipação dos prazos busca alinhar os processos seletivos com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas. Segundo a pasta, os editais com o número de vagas serão publicados ainda neste mês de janeiro. 

Os estudantes interessados devem fazer o cadastro no site acessounico.mec.gov.br. Este é o Portal Único de acesso ao ensino superior criado pelo Ministério da Educação.

De acordo com o órgão, as inscrições do Sisu e do Prouni serão abertas em fevereiro e as do Fies, em março. Confira:

Os programas do Ministério da Educação ofertam vagas para universidades públicas e privadas ou financiamento de vagas em instituições privadas. As inscrições para cada programa são gratuitas e devem ser feitas pela internet, utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia também: Banco do Brasil abre Concurso para 6 mil vagas para nível médio

Enem

Em todos os processos seletivos, a classificação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Para o Prouni, terão validade também as notas do Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever.

O que é o Fies?

O FIES é um programa que oferece crédito para pagamento de mensalidades em instituições privadas de ensino superior, aos alunos que não conseguem arcar com as despesas com os estudos.

O que é o ProUni?

O ProUni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo. Para obter a bolsa integral, o interessado precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso de bolsas parciais (50%), é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até três salários mínimos.

Leia também: AGU abre concurso com salários de R$ 21 mil

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular próprio da instituição. O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos.

O programa engloba as instituições públicas de todos os estados do Brasil, e oferece vagas para ampla concorrência, que todos os candidatos que realizaram o Enem podem se inscrever e tentar ingressar na faculdade. 

Há também as vagas para cotas do Sisu, que são reservadas para públicos como estudantes de escolas públicas, pessoas com baixa renda familiar, critérios de cor e raça e outras ações afirmativas, que podem ter critérios específicos de acordo com cada universidade.