Previdência Social Auxílio
Auxílio Brasil ou Bolsa Família, afinal qual vou receber em janeiro?
Auxílio Brasil ou Bolsa Família, afinal qual vou receber em janeiro?
03/01/2023 10h29 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

A transição do atual programa de transferência de renda do Governo Federal, Auxílio Brasil para o Bolsa Família, está prestes a acontecer e voltará ainda no início de 2023.

Contudo, ainda existe um certo receio, principalmente pelos beneficiários do programa social, sobre qual dos benefícios será pago em janeiro, se será o Auxílio Brasil ou o Bolsa Família.

No atual cenário o governo estava focado em garantir o programa social no valor de R$ 600, porém, ainda não há uma definição sobre quando o Bolsa Família entrará em vigor.

Bolsa Família ou Auxílio Brasil em janeiro

A volta do até então extinto Bolsa Família segue sem uma data oficial para ocorrer. Dessa forma, ao menos neste mês de janeiro, os beneficiários do programa social devem receber então o Auxílio Brasil.

Além disso, com base na Medida Provisória assinada pelo presidente Lula na cerimônia de posse que ocorreu no domingo (1), estabeleceu que o pagamento do programa social continuará de R$ 600 para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Outro ponto que gera dúvidas para os beneficiários está relacionada ao calendário de pagamentos e se o mesmo será mantido quando o governo retornar com o Bolsa Família.

Contudo, vale lembrar que mesmo antes do Auxílio Brasil, quando o Bolsa Família estava em vigor, o pagamento do benefício ocorria nos últimos dez dias úteis de cada mês, ordem que se estabeleceu no extinto Bolsa Família e atual Auxílio Brasil.

Sendo assim, podemos adiantar que as datas de pagamento já divulgadas em 2023 para o Auxílio Brasil devem ser mantidas quando substituído pelo Bolsa Família.

Leia +: Bolsa Família 2023 poderá ser solicitado por ESTE aplicativo

Calendário de pagamentos de janeiro

Para este mês, ainda sobre roupagem do Auxílio Brasil, o cronograma de pagamentos do benefício se iniciará no dia 18 de janeiro e será escalonado com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Confira:

Dúvidas ou denuncias

Segundo informações do governo, a Caixa Econômica Federal realizará a distribuição de cartazes e calendários nos locais de pagamento (agências, lotéricas e correspondentes bancários).

Para tirar dúvidas, o governo oferece três canais para atendimento, sendo eles: