Previdência Social Nova
Nova CNH: Confira as principais mudanças do documento
Nova CNH: Confira as principais mudanças do documento
30/12/2022 16h02 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Imagem por @zalfarichid / freepik / Divulgação Contran / governo federal / editado por Jornal Contábil

Desde junho deste ano, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vem trazendo inúmeras mudanças, dentre algumas destas, impressa na parte inferior do documento está uma tabela com as categorias de condutores, representando 13 modalidades de habilitação. 

Desse modo, a tabela apresenta códigos como A1, B1, C1 e BE, que, por sua vez, são desconhecidos pela maioria dos brasileiros. Quer saber o que estes códigos significam além de estar por dentro das demais alterações presentes na CNH? Continue conosco. 

Categorias válidas no Brasil de acordo com o Contran

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) criou subcategorias para os motoristas, levando em conta o câmbio manual ou automático no caso dos carros, além da cilindrada, no caso das motos. Em suma, estas subcategorias servem apenas para uma melhor fiscalização da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por agentes de trânsito estrangeiros. 

Isto porque, o documento, agora, obedece a um padrão internacional, facilitando assim a fiscalização, neste âmbito. Ademais, cabe ressaltar que as categorias de trânsito no Brasil permanecem sendo 5, identificadas da seguinte maneira: A, B, C, D e E. 

Mudanças gerais da CNH

Confira abaixo as principais mudanças referentes ao novo modelo da carteira de motorista: 

Validade do documento 

Por fim, vale lembrar que após a renovação da habilitação, os condutores brasileiros poderão contar com novos prazos de validade do documento. Em suma, os períodos de renovação variam conforme a faixa etária do motorista. Confira: 

Faixa etáriaValidade da CNH
Até 49 anos 10 anos
De 50 a 69 anos5 anos
Acima de 70 anos3 anos