Previdência Social Novo
Novo lucro do FGTS será PAGO aos trabalhadores em 2023
Novo lucro do FGTS será PAGO aos trabalhadores em 2023
09/12/2022 09h32 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Quem é que não gosta de receber uma grana extra? Sabia que milhares de trabalhadores poderão garantir acesso a um lucro extra relacionado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2023? Saiba que mesmo quem realizar o saque do benefício durante o próximo ano também garantirá parte do lucro.

O lucro do FGTS existe porque o fundo empresta dinheiro a juros para o governo para que o mesmo possa financiar obras, como rodovias, ferrovias, geração de energia, saneamento básico e até mesmo habitação. No entanto, como o fundo não é uma empresa, logo não tem fins lucrativos, o resultado deve ser distribuído aos trabalhadores.

Muitos trabalhadores nem ao menos sabem, mas enquanto o dinheiro do Fundo de Garantia está ali parado, esperando pelo seu saque, o governo pode utilizar o mesmo para financiar questões como as ditas anteriormente, contudo, por ter utilizado recursos do trabalhador é aplicado uma correção monetária em prol dos trabalhadores.

Quem terá direito ao lucro do FGTS em 2023?

O lucro do FGTS em 2023 será pago para todos os trabalhadores que tiverem saldo nas contas do Fundo de Garantia no dia 31 de dezembro deste ano. Isso porque, o governo paga essa correção monetária no último dia do ano.

Dessa forma, basta que o trabalhador tenha saldo nas contas do FGTS no último dia do ano para ter direito ao benefício, assim, mesmo que o trabalhador venha sacar todo o saldo disponível em sua conta em 2023, ele ainda garantirá parte do lucro, já que a correção monetária aconteceu no último dia de 2022.

Quando vou receber?

Após aplicação da correção monetária pelo governo, o Conselho Curador do Fundo de Garantia (CCFGTS), fica responsável pela contabilidade da contabilidade assim como se torna o responsável por determinar quanto do lucro será repassado aos trabalhadores.

Essa contabilidade costuma levar cerca de sete meses, tendo em vista que deve ser apresentadas em reuniões que ocorrem todos os meses, assim, a projeção, conforme determina a legislação é que os pagamentos devam ocorrer entre os meses de julho e agosto de 2023.

Vale lembrar que quanto maior o saldo do trabalhador, mais o trabalhador terá direito ao lucro do FGTS, no entanto, ainda não é possível identificar quanto cada trabalhador terá acesso, pois ainda não ocorreu a correção monetária do saldo do Fundo de Garantia.