Previdência Social Governo
Governo paga Auxílio Brasil e Vale-Gás dia 12. Veja se está na lista!
Governo paga Auxílio Brasil e Vale-Gás dia 12. Veja se está na lista!
05/12/2022 08h40 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Foto: Reprodução

Uma boa notícia para ajudar no orçamento de casa das famílias que estão inscritas nos programas sociais do Governo Federal. 

Acontece que, a partir do 12 de dezembro, essas famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade começam a receber um auxílio duplo totalizando o valor de R$ 712. A quantia se refere aos benefícios do Auxílio Brasil e Vale-Gás, que serão pagos como cota única. Desse modo, o abono será maior.

Atualmente, o pagamento do Auxílio Brasil corresponde a um valor mínimo de R$ 600. Já o Vale-Gás, corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg. Contudo, as duas iniciativas foram ampliadas pela PEC, aprovada no final do mês de julho e com vigência até dezembro deste ano.

A partir de janeiro, com a posse do novo presidente, ainda não há uma definição sobre os valores e se os mesmos vão permanecer.

Leia também: Como consultar o vale-gás usando o CPF?

Critérios para receber o Auxílio Brasil

Assim, podem participar do Auxílio Brasil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que correspondem aos seguintes requisitos:

A princípio, há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:

Quem pode receber o Vale-Gás?

Todavia, para ter acesso ao benefício é necessário corresponder aos seguintes requisitos:

Para consultar as informações sobre os programas sociais, entre em contato pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania, ou acesse o aplicativo Auxílio Brasil.

Leia também: Fim do Auxílio Brasil em 2023! Veja como migrar para o Bolsa Família

Calendário de pagamento de dezembro

O Vale-Gás é um benefício pago bimestralmente, e o seu repasse está previsto para acontecer neste mês dezembro. Já o Auxílio Brasil, é pago mensalmente. A distribuição dos benefícios ocorre de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do cidadão.

O Ministério da Cidadania manteve o calendário tradicional de pagamentos do Auxílio Brasil. 

Confira a seguir: