Previdência Social A
A dona de casa pode contribuir com o INSS e se aposentar?
A dona de casa pode contribuir com o INSS e se aposentar?
24/11/2022 21h19 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Imagem por @ YuriArcursPeopleimages / freepik

A vida de uma dona de casa não é fácil! Lavar, passar, cozinhar, cuidar das crianças, atender o marido, ufa! É muita coisa! E como elas mesmo dizem: "serviço de casa nunca acaba". Mas  será que essas pessoas podem ter direito à aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mas você deve estar pensando: "dona de casa não tem carteira assinada, como vai se aposentar?"

Mas fique sabendo que a dona de casa mesmo sem trabalhar com carteira assinada poderá se aposentar pelo o INSS.

Para ter esse direito, as donas de casa precisam contribuir junto ao INSS por meio da modalidade de seguradas facultativas. Será preciso emitir a Guia de Pagamento e fazer uma contribuição mensalmente para ter direito aos benefícios previdenciários, e também a aposentadoria.

Leia Também: Presidente da Ucrânia faz denuncia de “crime contra a humanidade” à ONU

Neste caso, basta fazer uma contribuição com 5% do atual salário-mínimo (R$ 1.212). No entanto, elas precisam comprovar que pertencem a família de baixa renda, ou seja, a família precisa ter uma renda mensal de até 2 salários-mínimos e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada de programas sociais do governo federal. Sendo assi, ela poderá fazer uma contribuição com 5% do salário-mínimo (R$ 60,60), sem ser preciso ter carteira assinada. 

Veja os benefícios que elas poderão ter direito ao contribuir com o INSS:

Leia Também: DACTe: o que é, quem deve emitir e qual sua importância?

Quais donas de casa conseguem aposentadoria?

Se você é dona de casa, é de família de baixa renda e não tem carteira assinada, poderá contribuir junto ao INSS e ter direito a benefícios da Previdência Social.

Porém, será necessário cumprir os seguintes requisitos:

Como preencher o carnê do INSS

Veja como emitir a guia de pagamento