Previdência Social Aposentados
Aposentados e pensionistas do INSS recebem nesta quinta-feira
Aposentados e pensionistas do INSS recebem nesta quinta-feira
23/11/2022 21h23 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Imagem por @freepik / freepik

Aposentados, pensionistas e demais segurados recebem pagamento nesta quinta-feira (24). De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também será liberada em parcela única o pagamento do 13º salário para quem começou a receber benefício a partir de maio deste ano.

Leia Também: Doenças graves que dão direito a benefícios do INSS

Entre abril e junho deste ano o INSS antecipou o pagamento do 13º salário para os beneficiários já inscritos até maio deste ano. Os valores foram liberados em duas parcelas.

Neste caso, quem ainda não tinha dado fim ao processo de aposentadoria, ou iniciaram após esses meses, não receberam o 13º devido.

É justamente esse grupo de pessoas que vão receber o abono natalino a partir desta quinta-feira juntamente com o pagamento habitual. Porém, para eles, o valor será liberado em parcela única. Lembrando que os valores serão proporcionais com a quantidade de meses em que você começou a receber aposentadoria, pensão ou algum outro tipo de auxílio do INSS.

Primeiro vão receber aqueles que ganham um salário mínimo e em seguida os que ganham acima de um salário mínimo.

Quem recebe um salário mínimo

Quem recebe acima de um salário mínimo

O segurado poderá fazer uma consulta do extrato do INSS por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Também é possível fazer a consulta ligando para o número 135.

Leia Também: Emily em Paris: terceira temporada estreia em dezembro

Vale ressaltar que o 13º salário não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV).

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), existem mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios no país – mais de 60% recebem um salário mínimo (R$ 1.212).

Segundo a lei, quem tem direito a benefícios como aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte pagas pelo INSS não podem ser inferiores a 1 salário mínimo.