Previdência Social Caixa
Caixa suspende oferta de consignado do Auxílio Brasil até dia 14 de novembro
Caixa suspende oferta de consignado do Auxílio Brasil até dia 14 de novembro
04/11/2022 23h15 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Os beneficiários do Auxílio Brasil que desejam obter o crédito consignado terão que esperar um tempo para poder solicitar. Isso porque a Caixa Econômica Federal suspendeu a contratação. O pedido só poderá ser feito a partir das  7h do dia 14 de novembro.

O banco informou que a linha de crédito ficará suspensa por duas semanas para que possa ser processada a folha de pagamentos do Auxílio Brasil. Na terça-feira (1º), a partir das 19 horas, a instituição financeira suspendeu a oferta do empréstimo consignado. 

Segundo informações, após esse prazo, a linha de crédito voltará a ser ofertada. O processamento da folha de pagamentos do Auxílio Brasil envolve a Caixa, que opera a linha de crédito; a Dataprev, estatal responsável pela lista dos beneficiários, e o Ministério da Cidadania, que cadastra os participantes do programa.

Empréstimo consignado

A Caixa iniciou no dia 11 de outubro, o crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Desta forma, o valor da parcela será descontado diretamente na folha de pagamento. Lembrando que só será permitido comprometer até 40% do benefício do pagamento de R$ 400, ou seja, até R$ 160 estarão comprometidos. Sendo que o beneficiário poderá fazer um parcelamento de até 24 meses. E as taxas de juros são de 3,45% ao ano. 

O Ministério da Cidadania informou que 14 instituições financeiras estão autorizadas a ofertar a modalidade, mas nem todas começaram a emprestar dinheiro.

Não está sendo fácil ter acesso ao empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil. Tem acontecido alguns entraves e suspensões que estão impedindo a liberação do crédito.

De 21 a 24 de outubro, a Caixa paralisou as contratações para uma manutenção tecnológica Também em 24 de outubro, a Caixa cumpriu orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) e congelou, por 24 horas, a liberação do crédito.

De acordo com a regra, somente o responsável familiar (integrante da família inscrito no CadÚnico – Cadastro Único e titular da conta poupança social da Caixa em que o Auxílio Brasil é depositado) poderá contratar o consignado.

Riscos

Os especialistas estão recomendando cautela na hora de solicitar o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil. O beneficiário deverá levar em conta que as prestações são descontadas diretamente da folha de pagamento. Lembrando que ficará comprometida 40% da renda do cidadão.