Previdência Social Como
Como comprovar a união estável para receber Pensão por morte?
Como comprovar a união estável para receber Pensão por morte?
29/10/2022 19h33 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Quando o casal tem uma convivência duradoura, contínua e pública, com a intenção de constituir família, está vivendo uma união estável. No Brasil muitas pessoas vivem um relacionamento sem estarem casadas no papel, ou seja, decidem morar juntas.

Embora você tenha decidido morar com uma pessoa sem casar no papel, não significa que a união não exista. Isso porque você também pode registrar a União no cartório. Quando será emitida uma certidão que vai declarar que a união é verdadeira. Lembrando que a união estável não altera o estado civil do casal.

Pensão por morte

A pensão por morte é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos dependentes do trabalhador que venha a falecer e tenha contribuído com a Previdência Social ou esteja em período de graça.

Quem vive em união estável tem direito a pensão por morte?

Quem vive numa união estável tem direito a pensão por morte concedida pelo o INSS. Neste caso para receber a pensão será necessário cumprir dois requisitos:

Ser segurado do INSS

Para ter direito à pensão por morte, tanto o homem quanto a mulher precisam ser segurados do INSS. 

O segurado precisa cumprir pelo menos um dos requisitos abaixo no momento do óbito:

Sendo que será preciso comprovar a união estável para ter direito à pensão por morte.

Documentos que comprovam União Estável

Que estiver cumprindo os requisitos que citamos acima terá direito a receber a pensão por morte do seu companheiro ou companheira. O INSS para conceder a pensão vai exigir os seguintes documentos:

Conforme o Regulamento da Previdência Social – Decreto 3.048 de 1999 – o artigo 16, § 6º e artigo 22, §3º, comprova-se o vínculo da união estável se apresentados minimamente 02 (dois) documentos do rol abaixo:

Nos casos em que a união estável tenha sido reconhecida em cartório, será exigida apenas a Certidão de União Estável. É recomendado apresentar pelo menos mais dois documentos citados acima.

De acordo com a legislação previdenciária, os documentos apresentados devem possuir no máximo 24 meses. 

Como solicitar a pensão por morte?