Previdência Social INSS
INSS já começou a pagar aposentados e pensionistas
INSS já começou a pagar aposentados e pensionistas
27/10/2022 00h00 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a pagar nesta terça-feira (25), aposentados, pensionistas e demais benefícios. Primeiro vai receber quem tem direito a um salário mínimo (R$ 1.212). Já quem ganha acima de um salário mínimo, o pagamento será liberado no dia 1° de novembro.

Consultar benefícios

Quem desejar fazer consultas para saber informações de data de pagamento e valor, poderá ligar para a central de atendimento, telefone 135 (de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h - horário de Brasília).

Outra forma de realizar a consulta é acessando o site do Meu INSS ou aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS). Sendo que o segurado precisa ter uma conta do gov.br para conferir os valores que serão pagos.

O calendário do INSS é organizado  com base no número final do benefício do segurado. Por isso, ele é dividido em duas partes. Primeiro recebe quem ganha 1 salário mínimo e depois quem ganha acima do piso nacional.

Atualmente cerca de 36 milhões de brasileiros inscritos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país recebem benefícios. De acordo com a autarquia, 60% dos beneficiários recebem um salário mínimo, incluindo aposentados, pensionistas e inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Calendário do INSS – outubro de 2022

Nesta quinta-feira (27) recebe o benefício que possui o número de benefício 3, na sexta-feira (28) recebe segurado com o número de benefício 4 e assim sucessivamente. Confira as datas:

Quem ganha um salário mínimo

Quem ganha acima de um salário mínimo

Aposentados do INSS vão receber 13º salário em novembro 

Pessoas que começaram a receber benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir de maio deste ano, vão receber em parcela única o 13º salário. 

O pagamento será realizado de forma proporcional, de acordo com os meses do ano. O valor será liberado levando em conta o número final do benefício, sem considerar o dígito final.